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- (En)caminhar é (des)envolver : relatório de estágioPublication . Martins, Cláudia Maria Melo; Quelhas, IsabelO presente Relatório, insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediatria da Universidade Católica Portuguesa – Instituto de Ciências da Saúde (Porto) e visa descrever de forma reflectida as actividades desenvolvidas ao longo do Estágio, tendo subjacentes objectivos traçados para a aquisição de competências inerentes ao Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria. O Estágio esteve dividido em 3 Módulos, designadamente: o Módulo I em Cuidados de Saúde Primários; o Módulo II em Serviços de Medicina e Cirurgia Pediátricos e o Módulo III em Serviços de Urgência Pediátrica e Neonatologia. Este Relatório foi elaborado segundo uma metodologia exploratória, descritiva e reflexiva, e retrata o meu desempenho, as dificuldades sentidas, as experiências, as aprendizagens/competências adquiridas através do contacto directo com distintas crianças/famílias nos diferentes contextos do Estágio. Foram concretizados os objectivos propostos para a elaboração deste Relatório, bem como, os objectivos do Estágio, os quais me proporcionaram a efectiva aquisição de competências inerentes ao Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria, indispensáveis para a minha formação pessoal e profissional como futura enfermeira especialista nesta área.
- A saúde mental no ciclo vitalPublication . Pinto, Rita Durães; Fernandes, Aida Maria SilvaA Organização Mundial de Saúde define saúde, desde a Assembleia Mundial de Saúde de 1983, como “um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual, e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. De estes elementos, a saúde mental tem, historicamente, vindo a assumir um papel de menor relevância no que diz respeito ao planeamento e implementação de políticas de saúde um pouco por todo o mundo, quando comparada ao investimento na saúde e doença físicas e na componente social. Na verdade, o conhecimento de que todas estas dimensões estão intimamente relacionadas realça a importância da promoção da saúde e da prevenção da doença mental, quer primária, quer secundária e terciária. A Unidade Curricular de Estágio permitiu o desenvolvimento de competências profissionais na área da Enfermagem de Saúde Mental em todas as fases do ciclo vital e nos três níveis de prevenção. Permitiu, ainda, desenvolver competências tendo em conta as necessidades específicas de diferentes grupos vulneráveis, como sendo populações vulneráveis da cidade do Porto – idosos em situação de isolamento, profissionais do sexo, toxicodependentes - em articulação com a Organização Não Governamental Médicos do Mundo (MdM), adultos em crise por doença psiquiátrica aguda, no Hospital de Magalhães Lemos (HML), no serviço de internamento de adultos residentes na área geográfica de Matosinhos, e, ainda, crianças e jovens em risco, seus familiares e cuidadores, numa óptica comunitária, no Projecto Integrado de Apoio à Comunidade (PIAC) do IDT, I.P. O presente relatório adopta uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva, procurando contextualizar teoricamente a importância de cada local de estágio na aquisição de competências especializadas, no âmbito do saber, do saber fazer, e do saber ser, ao longo do estágio, na área específica da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria.
