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- As TIC e os alunos com NEE : a perceção dos professores de educação especial de ViseuPublication . Freitas, Sílvia Maria Dias Carneiro; Andrade, António; Campos, SofiaA Educação Especial em Portugal é enquadrada por uma moldura legislativa bastante extensa. Ao longo dos anos mudaram-se as mentalidades e foi-se modificando as atitudes perante as pessoas portadoras de deficiência. Hoje em dia debate-se muito a escola inclusiva. Os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) devem estar incluídos nas classes regulares e a educação deve focalizar as particularidades de cada aluno. Eles têm o direito de receber apoio apropriado e a escola deve responder às suas necessidades de modo a proporcionar-lhes condições físicas, intelectuais e sociais. Em todos os domínios da sociedade atual, da Educação e da Educação especial em particular, as tecnologias da informação são aplicadas no sentido de melhorar a qualidade de vida e, neste contexto, de melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Este estudo debruça-se sobre a perceção dos professores de educação especial, dos Agrupamentos de Escola do distrito de Viseu, face à adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica com alunos com NEE. Vem conferir quais são as atitudes dos professores de educação especial face às TIC e o seu parecer na adoção das mesmas na sua prática pedagógica. No decorrer da planificação do percurso da presente investigação, optámos pela metodologia estudo de caso por acharmos a mais apropriada e por nos permitir estudar, de uma forma aprofundada, o nosso problema em pouco tempo. Procedemos à elaboração de um inquérito por questionário com o intuito de recolher a informação necessária para esclarecer os objetivos do estudo. Os resultados foram alvo de tratamento e após a sua análise foram tiradas as respetivas conclusões, das quais fazem parte as atitudes positivas da maioria dos docentes face à utilização das TIC na sua prática pedagógica, a frequente utilização das TIC para uma intervenção diferenciada com alunos com NEE, o conhecimento que possuem relativamente a repositórios com material pedagógico e aplicações informáticas e o parecer favorável em relação às TIC no processo ensino e aprendizagem de alunos com NEE.