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- Estilos parentais dos pais de crianças com perturbação de hiperactividade e défice de atençãoPublication . Braga, Ana Catarina de Castro Goiana; Costa, EleonoraA presente investigação teve como objectivo estudar a relação entre o diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção nas crianças e o Estilo Parental adoptado pelos respectivos pais para a educação dos seus filhos. Foi recolhida uma amostra de conveniência constituída por 50 crianças (36 do género masculino e 14 do género feminino), com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos de idade, com diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e um representante educacional de cada criança (pai/mãe). Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Conners para pais e professores e o Inventário de Estilos Parentais. De uma forma geral, os resultados demonstram que não existem diferenças estatisticamente significativas nos Estilos Parentais adoptados pelos pais, quer para rapazes quer para raparigas, assim como a idade dos pais não exerce influência sobre os Estilos Parentais postos em prática na educação dos filhos. Na avaliação de diagnóstico de hiperactividade, os pais são mais severos em relação aos professores e ao mesmo tempo não se verificam diferenças estatisticamente significativas na avaliação de pais e professores no que se refere às diferenças de género. Quanto à avaliação feita por pais e professores, as crianças com idades entre os 5 e os 8 anos de idade, apresentam maior grau de hiperactividade e são a faixa etária que representa diferenças significativas na prática educativa "abuso físico", evidenciando valores mais altos quando comparada com a faixa etária dos 9 aos 14 anos de idade. Apesar de os pais serem severos na avaliação do diagnóstico dos seus filhos, a prática educativa mais utilizada é o “Comportamento Moral”. Espera-se que estes resultados possam contribuir para a investigação nesta área e para a criação de intervenções eficazes que permitam aos pais adaptar um estilo parental que vá de encontro às necessidades que a patologia requer.
- Cultura e atitudes face à estatística na investigação em ciências da saúdePublication . Pimenta, Rui Assunção Esteves; Costa, Elísio; Vieira, Margarida
- Memórias enclausuradas : a institucionalização de doentes de Alzheimer em respostas sociais não específicasPublication . Costa, Luciana Patrícia Dias da; Barreto, JoãoA investigação que se segue abraça as temáticas da doença de Alzheimer, lares de idosos e centros de dia. A doença de Alzheimer é incurável, requerendo uma intervenção bem estruturada de modo a possibilitar qualidade de vida aos idosos portadores desta doença. Através do presente estudo, procurou-se perceber a importância do ambiente físico ao redor do idoso com Alzheimer, como recurso potencial ao seu apoio. A pesquisa bibliográfica debruçou-se sobre o envelhecimento, a demência e a doença de Alzheimer, abordando aspectos como a sua sintomatologia, diagnóstico, etapas e intervenção. Lançou-se ainda, um olhar sobre as respostas sociais existentes para os idosos e sobre questões relacionadas com a ergonomia, o ambiente físico enquanto aspecto terapêutico e os efeitos dos factores ambientais na doença de Alzheimer Foi, por conseguinte, desenvolvida uma pequena pesquisa em duas instituições com as valências de lar e centro de dia que acolhem idosos com a doença de Alzheimer. Realizadas as entrevistas aos colaboradores, foi possível verificar que, apesar de alguns prestadores formais já estarem mais sensíveis para a problemática desta doença, ainda são muitos, aqueles que ignoram as consequências desta doença degenerativa. Constatou-se igualmente a inexistência de conhecimentos e formação adequada que lhes possibilite perceber esta doença e actuar de um modo adequado. Concluiu-se, ainda, que as instituições não apresentam recursos humanos suficientes, condições físicas adequadas, nem desenvolvem actividades especificamente direccionadas para estes idosos.