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- Problemáticas associadas à aquisição da competência leitora e impacto na aprendizagem escolarPublication . Rodrigues, Maria de Lurdes Magalhães; Festas, Isabel; Carvalho, AnabelaAs investigações na área da leitura têm proliferado nos últimos anos, visto ser de inquestionável importância o seu domínio na aprendizagem e sucesso escolar e profissional do ser humano. Ela é, sem dúvida, considerada uma ferramenta insubstituível que permite aos sujeitos leitores aceder a um conjunto infindável de experiências e conhecimentos, sendo uma conquista determinante no desenvolvimento pessoal e social de todo o indivíduo. Ler é compreender, interpretar e viajar no mundo, é tomar consciência da infinita capacidade de que fomos dotados - ser em relação e crescimento constante. Embora seja uma competência fundamental na vida de todos os sujeitos, aprender a ler é um processo complexo, multifacetado e dinâmico e individualmente experienciado. As causas das dificuldades são múltiplas e concorrentes, desde o desenvolvimento linguístico da criança e do meio onde vive, das baixas expetativas de pais, professores e da própria criança que não consegue com facilidade aceder à leitura e também a inadequada preparação de alguns professores para esta problemática. Para os leitores fracos são muitos os constrangimentos que se impõem no seu percurso escolar, nomeadamente um desinvestimento e desinteresse pelas aprendizagens, bem como o desencadear de problemas comportamentais e emocionais. Nesse sentido, se as dificuldades forem precocemente diagnosticadas e alvo de intervenção, estaremos, de facto, a contribuir para o aumento da taxa de sucesso educativo e para a formação de alunos mais capazes e interventivos. É com base neste desafio de conhecer e estudar os motivos das dificuldades vivenciadas por um aluno, no processo inicial de aprendizagem da leitura, que nasceu este projeto. Nesta dissertação procuram-se analisar os problemas da aprendizagem da leitura numa tentativa de compreender e explicar as dificuldades que muitos alunos manifestam na sua aquisição. No estudo empírico procuramos abordar esta problemática recorrendo à metodologia de estudo de caso, tendo como objetivo geral conhecer as dificuldades e principais causas dos problemas apresentados por um aluno na aprendizagem da leitura. Para a recolha de dados, recorremos a entrevistas, à consulta do registo bibliográfico do aluno e de outros documentos (relatórios de avaliação, relatórios do serviços de Psicologia, Programa Educativo Individual) e à leitura pelo aluno de diversas grelhas construídas para o efeito, contendo as letras do alfabeto e diversas listas de palavras e pseudopalavras. Concluímos que o aluno identifica todas as letras do alfabeto, tendo assimilado um dos aspetos fundamentais do princípio alfabético, mas lê apenas um número muito reduzido de palavras. Após análise dos diferentes dados recolhidos, pode afirmar-se que existe um comprometimento nas duas vias de leitura, sendo mais acentuado na via fonológica ou não lexical. Verificámos também que, para além das dificuldades evidenciadas nas principais vias de reconhecimento de palavras, o aluno manifesta um défice cognitivo, nomeadamente limitações ao nível da memória, que é indispensável e imprescindível no processamento da informação escrita.