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- Pontes para o sucesso em matemática : o pensamento crítico como potenciador da capacidade de resolução de problemasPublication . Martins, Maria Luísa de Almeida Alvarez; Fonseca, AntónioPerante os resultados do PISA de 2003, relativamente à literacia matemática, a OCDE considerou ser urgente assumir a necessidade da utilização de metodologias que promovam os processos cognitivos de nível mais elevado, como a reflexão e o pensamento crítico, associados à resolução de problemas. Comprovando as dificuldades manifestadas pelos alunos portugueses em 2003, os alunos do 5º ano da escola da autora obtiveram resultados pouco satisfatórios na capacidade transversal de resolução de problemas na Prova de Aferição Interna aplicada no final do ano lectivo 2009/2010. Sendo o pensamento crítico e a resolução de problemas duas capacidades que se encontram relacionadas na literatura em geral e no NPMEB, em particular, surgiu a necessidade de compreender a relação entre estas duas capacidades, para, posteriormente, direccionar o ensino da Matemática na perspectiva de potenciar o sucesso dos alunos. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de índole correlacional, uma vez que se pretendia averiguar a relação entre o nível de pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas e entre estas duas variáveis e a idade e o género dos alunos. Para a recolha de informações, que permitiu caracterizar a amostra e medir o nível de pensamento crítico, no ano lectivo 2010/2011, foi aplicado a todos os alunos do 6.º ano da escola da autora o Teste de Pensamento Crítico de Cornell (Nível X). Quanto à capacidade de Resolução de Problemas, foram utilizados os resultados do Canguru Matemático sem Fronteiras 2011, no qual participaram os alunos do 6.º ano. Observou-se a existência de uma correlação significativa entre o género e resolução de problemas, mostrando que os rapazes são melhores resolvedores de problemas, sendo os mais velhos (12 a 15 anos) que têm maior representatividade nos resultados mais altos da capacidade de resolução de problemas. Apesar de não se ter registado correlação entre o pensamento crítico e o género, são as raparigas mais novas (11 anos) que têm uma maior representatividade nos valores mais altos da capacidade de pensamento crítico. Observou-se ainda que o nível de pensamento crítico dos alunos é preditor da capacidade de resolução de problemas explicando a sua variação em cerca de 13%. Sendo o NPMEB um documento orientador adequado ao desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico e de resolução de problemas, os professores precisam de aprender a tirar partido das orientações metodológicas, para puderem ensinar os alunos a resolver problemas de forma crítica.
- Adopção de práticas supervisivas e desenvolvimento profissional : um contributo para o bem-estar docentePublication . Graça, Conceição Teresa Carapeta Margaça; Alves, José Joaquim Matias; Silva, Lília AnaA profissão docente é, hoje, uma profissão em mudança numa escola considerada como organização aprendente que tem de se adaptar a um mundo em mudança e de cuja interacção resulta uma influência mútua. Neste contexto, os professores foram confrontados com sucessivas mudanças, impostas pelas políticas educativas relacionadas com a avaliação, que geraram insegurança, mas também lançaram o desafio de novas formas de participação, de repensar conceitos relacionados com a prática pedagógica e o desenhar de novas potencialidades de (re)construção do ser professor e da cultura organizacional da escola, vislumbrando-se o seu desenvolvimento profissional. É neste cenário de mudança que se justifica o presente estudo que emergiu da conjugação de diversos factores, mormente da inquietação face ao entendimento da supervisão no contexto da avaliação inserida no âmbito da formação contínua dos docentes. Assim, o tema da investigação, conduz-nos ao problema geral do estudo que incide na dificuldade evidenciada pelos professores em adoptar práticas supervisivas promotoras do desenvolvimento profissional docente e do sucesso da escola. O caminho investigativo foi traçado com base nas questões de investigação e nos objectivos gerais e específicos alicerçados no enquadramento teórico. Assim, o estudo empírico centrou-se nas opções metodológicas, tendo em consideração a recolha de informações acerca do trabalho desenvolvido pelos professores do Subdepartamento de Português da Escola MS, as suas concepções e representações da avaliação, da supervisão, do desenvolvimento profissional e das dimensões da prática docente. Adoptámos uma metodologia mista, pois utilizámos abordagens tanto quantitativas (inquérito por questionário) como qualitativas (entrevista semi-estruturada) no intuito de fazer convergir dados obtidos através de fontes diversas. A leitura reflexiva dos resultados conduziu-nos às seguintes conclusões: dificuldade em equacionar supervisão e avaliação em simultâneo, resultante do modelo avaliativo em vigor; porém, há o reconhecimento do contributo da supervisão para melhorar o desempenho do professor e o seu desenvolvimento profissional; uma cultura profissional individual, uma cultura organizacional tradicional (descoordenação de horários; burocratização do trabalho do professor) impossibilita o trabalho colaborativo, de entreajuda, de uma prática que pode ser teorizadora de novas práticas. É premente repensar o potencial da prática supervisiva na renovação da pessoa professor e da escola rumo ao sucesso e ao bem-estar.
- Avaliação da qualidade de vida de séniores praticantes de actividade físicaPublication . Costa, Sandra Maria Ferreira da; Pereira, Paulo; Guerra, JoanaAvaliar a qualidade de vida dos seniores é uma preocupação actual, pois garantir o aumento da esperança média de vida não é desiderato suficiente, é preciso promover uma vida longa mas também mais saudável. Diversos estudos têm apontado o estilo de vida como um factor relevante de saúde e longevidade, no processo de envelhecimento. Sabemos que o declínio na capacidade funcional dos indivíduos pode ser influenciado por factores relacionados com o estilo de vida ou com o ambiente à sua volta. Este trabalho teve como objectivo geral avaliar a Qualidade de Vida de seniores praticantes de actividade física. A pesquisa foi realizada na cidade de Viseu e contou com a participação de 245 sujeitos com mais de 65 anos de idade e que se encontram integrados no programa municipal de promoção de actividade física, específico para seniores. Para atingir os objectivos desenhámos uma pesquisa do tipo descritiva e com recurso a metodologias quantitativas, aplicámos um inquérito por questionário. Iniciámos o questionário com uma caracterização sócio – demográfica da população, integrámos duas questões acerca da percepção dos respondentes em relação à importância da actividade física e para avaliar a qualidade de vida foi aplicada a MOS SF – 36. Encontrámos uma amostra maioritariamente feminina, casada, com idade média entre os 65 e 69 anos, que frequentou o 1ºciclo de escolaridade e habita maioritariamente em meio rural. Da análise estatística verificamos que os resultados indicam que os homens têm mais qualidade de vida global que as mulheres e que a escolaridade e a profissão contribuem positivamente para uma vida com qualidade.
- As perturbações do espectro do autismo e os problemas de comportamento : como intervir?Publication . Costa, Sílvia Maria Gomes Alves; Pereira, Paulo; Campos, SofiaAs crianças com PEA têm geralmente um défice nas capacidades de comunicação, o que faz com que as leve muitas vezes a exprimir as suas necessidades através de actos negativos, de agressões, automutilações, etc. Apresentam também dificuldades específicas nas relações sociais, pois muitas vezes não compreendem as mímicas, as intenções, os sinais paraverbais (tom de voz, atitude, gestos, etc.) do outro. “Com efeito, elas têm muitas dificuldades em compreender o nosso mundo, e os nossos códigos sociais parecem-lhes muitas vezes estranhos e incompreensíveis. Os problemas de comportamento das pessoas autistas são a expressão das suas dificuldades, dos seus medos, das suas necessidades, dos seus desejos.” (Magerrote, et al., 2005, p.9) Preocupados com o bem-estar emocional e comportamental das crianças/alunos com PEA levámos a efeito um estudo com o objectivo de investigar os problemas de comportamento mais frequentes nas crianças do Pré- Escolar e alunos do 1º Ciclo que frequentam as Unidades de Ensino Estruturado para Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo (UEEA) do Distrito de Viseu. A recolha de dados foi efectuada através da ECIP-2, Escala de Comportamento para a Educação Pré-escolar- 2ª edição, que é uma tradução da versão original das PKBS-2, cujo processo de adaptação e validação para a população portuguesa, nível pré-escolar, foi realizado por Sofia Oliveira Major (Major, 2007) na sua dissertação de mestrado, sob orientação científica da Professora Doutora Maria João Seabra-Santos (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra). Conclui-se que ao nível dos problemas de comportamento externalizantes (EPC-E), as raparigas obtêm pontuações médias mais elevadas em todos os indicadores e que há um aumento gradual das pontuações com a idade. Na escala de problemas de comportamento internalizantes (EPC-I), verificamos que são também as raparigas que obtêm pontuações médias mais elevadas em todos os indicadores.