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- Slit-scanPublication . Figueiredo, Luís Miguel Ribeiro da Silva Cabral; Teixeira, Luís Miguel Lopes; Dias, HélderThe processing of the digital image brought new ways for all the known media to adapt to this new reality. The study of the digital media is not yet over and is to prove that the slit-scan technique still has many ways to develop that we create this study. We present the state of the of the slit-scan technique, not forgetting to mention the history of the image registration till it gets to the digital world. It’s also needed to present the concept of movement that is one of the most important subjects about slit-scan. Guestbook, the project made for the Master in Sound and Image will also be presented as it was developed side by side, using the same subject and investigation. In the end some research will be presented, identifying the development of some techniques and it’s results. During the research and the Dissertation some questions were tried to answer: -What is slit-scan and what is it useful for? -How can we use slit-scan in Science or in Art? -In how many ways can we use this technique and in what do they result? -Are there any new ways to progress with the slit-scan technique?
- A aplicabilidade da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e SaúdePublication . Teles, Anabela Monteiro da Silva; Ribeiro, Célia; Simões, CristinaA aplicação do quadro referencial da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – Crianças e Jovens (CIF-CJ) no processo de avaliação de crianças e jovens com vista à sua elegibilidade para as Necessidades Educativas Especiais (NEE) foi introduzida pelo Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro. A sua implementação encontra-se envolta numa larga discussão que persiste entre os especialistas desta área, da qual sobressaem sérias dúvidas sobre o modelo de implementação, a sua adequabilidade, utilidade e eficácia. A falta de consenso, bem como o quadro argumentativo que tem vindo a alimentar a discussão revelam e justificam a necessidade de se levarem a cabo estudos e trabalhos de investigação, que possibilitem conhecer as práticas e os problemas sentidos pelas equipas multidisciplinares intervenientes no processo de avaliação de crianças/jovens com NEE, no intuito de trazer para o debate maior clareza e respostas que possam ser conclusivas. Revelada a natureza e actualidade desta problemática levámos a cabo um estudo com uma componente prática de investigação para o qual estabelecemos como finalidade aferir da utilidade e aplicabilidade da CIF-CJ no processo de avaliação e intervenção de crianças/alunos com NEE. Da análise e discussão dos resultados obtidos afigura-se-nos ser possível avançarmos algumas conclusões que, em nosso entender, apontam para a necessidade de serem implementadas algumas medidas no quadro do enquadramento e operacionalidade do referencial CIF-CJ, bem como para a necessidade de desenvolvimento de novos estudos que levem ao aprofundamento do tema.