Browsing by Issue Date, starting with "1979"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Um «Mariale» alcobacensePublication . Nascimento, Aires Augusto
- A propos de l'Ordo Missae du Pontifical d'Hugues de SalinsPublication . Lemarié, JosephL'étude préliminaire de B. Baroffio et F. Dell'Oro sur les différentes familles l'ordo missae permet de classer l'ordo du Pontifical de Besançon dans la famille rhénane. Les caractéristiques qui distinguent l'ordo de type rhénan se trouvent en effet dans l'ordo de l'archevêque Hugues.
- Tradição e inovação no comentário de Frei Luís de Sotomaior ao Cântico dos CânticosPublication . Carreira, José Nunes
- A amizade e o amor conjugal no «Leal Conselheiro»Publication . Martins, MárioNo Leal Conselheiro, guia cristão dum leigo e para leigos, o rei D. Duarte deixa-nos entrever a complexidade enorme do amor conjugal, mistura de várias espécies de amor e não simples pornolatria, para empregar a palavra demolidora de Jacques Maritain. Trata-se dum cristão bem enraizado no mundo, embora não mundano, um homem que doutrinalmente e por experiência não sente nenhum obstáculo essencial na mulher que Deus lhe deu para o acompanhar, até que a Morte venha ao encontro definitivo de um deles.
- Em busca dos códices alcobacenses perdidosPublication . Nascimento, Aires AugustoÉ sabido que o Fundo de Alcobaça guardado na Biblioteca Nacional de Lisboa, e que compreende actualmente 456 códices, não esgota o acervo real algum dia reunido na livraria de mão daquele mosteiro cisterciense. Não corresponde sequer ao inventário do Index Codicum de 1775, e as lacunas não ficariam sanadas mesmo se lhe adicionássemos o conjunto de códices alcobacenses mantidos, por rotina algo inexplicável, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
- Sá de Miranda e a crise religiosa de seu tempoPublication . Castro, Joaquim Mendes deFrancisco de Sá de Miranda é uma das figuras mais curiosas do Renascimento português. Personalidade rica e polifacetada, conquistou lugar na galeria da nossa história literária como introdutor do classicismo, inaugurando géneros, metros e formas estróficas ao depois largamente cultivados por numerosos discípulos. Quanto a este ponto, cremos que tudo ficará dito quando se escreve: «Se Sá de Miranda não tivesse existido, a poesia de Camões não teria sido o que foi».
- Dum poema inglês de John Gower e da sua tradução do português para o castelhanoPublication . Martins, MárioE sabido que, na companhia de Tomalim Paim, veio o seu irmão Roberto Paim, da casa da Rainha D. Filipa, conforme consta dum documento de 1402: «Ruberte Paym». Foi este o tradutor em português da Confessio Amantis, de John Gower, empresa já terminada quando D. Duarte deu a última demão ao Leal Conselheiro. Com efeito, logo no prefácio, declara D. Duarte que nomeia sempre as obras e lugares donde tirou isto ou aquilo, a exemplo de John Gower, na Confessio Amantis: «filhando em esto exemplo daquel autor do Livro do Amante que certas estórias em el screveo de que se filham grandes boos consselhos e avisamentos».
- «Memorial dos pecados» de Garcia de ResendePublication . Bragança, Joaquim de Oliveira