Browsing by Author "Vinagre, Catarina Marques Fernandes Matos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As novas celebridades contemporâneas e as redes sociaisPublication . Vinagre, Catarina Marques Fernandes Matos; Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoParalelamente ao progresso da sociedade, também o conceito de celebridade tem vindo a evoluir ao longo das décadas. Aqueles a quem a fama estava destinada, por herança ou talento, competem hoje, lado a lado, com celebridades que se apoiam nos meios de comunicação tradicional e se suportam, atualmente, nos social media, para vencer. Ao longo desta dissertação, visitamos os conceitos de Celebridade DIY e de Influencer para compreender como o Facebook, o Instagram e o Youtube, bem como os Blogues, se tornaram a chave para o sucesso destas figuras que se afirmam publicamente. Realizámos entrevistas a consultores de comunicação e a Influencers e Youtubers para compreender o fenómeno. No seguimento da pesquisa bibliográfica e das entrevistas realizadas, concluímos que o recurso a plataformas de social media se tornou fundamental para as marcas como forma de publicidade, de atingirem o seu público-alvo e de se expandirem virtualmente. Os influencers tornaram-se os novos embaixadores das marcas e a personificação da expressão “passa a palavra”, sendo através destas novas celebridades criadas ou desenvolvidas com recurso às redes sociais que as marcas se promovem e procuram atingir um maior número de pessoas e uma maior fração do seu público-alvo.