Browsing by Author "Vieira, Joana Isabel Pinheiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um contributo de revisão pedagógica e didática do programa da disciplina de instrumento : clarinete do curso básico de músicaPublication . Vieira, Joana Isabel Pinheiro; Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesO presente estudo, intitulado de “Um contributo de revisão pedagógica e didática do programa da disciplina de instrumento – clarinete do curso básico de música”, pretende ser uma contribuição pedagógica e didática para o ensino do clarinete. Através da aplicação da abordagem pedagógica Simultaneous Learning de Paul Harris, a investigadora tem como objetivo possibilitar novas ferramentas para o ensino do instrumento, bem como desenvolver e aplicar novos elementos musicais que não constam do programa de instrumento – clarinete do curso básico de música. O programa atualmente em vigor na instituição onde se centra esta investigação encontra-se desadequado e desatualizado no que diz respeito às competências musicais, ferramentas de avaliação e fundamentação do quadro concetual. Se, por um lado, se pretendeu dar um contributo pedagógico através da aplicação da metodologia de Paul Harris para o programa de clarinete, por outro surgiu a necessidade de deixar um contributo à “arte de ensinar” um instrumento. Este estudo de caso, de natureza qualitativa, foi realizado na Academia de Música de Vilar do Paraíso, num período não letivo – de julho a setembro de 2016. Dele fizeram parte três alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 12 anos que frequentavam, no ano letivo de 2015/2016, o 6º ano, do regime integrado da AMVP. As técnicas usadas para a recolha e produção de dados foram: a observação direta e participante, notas de campo registadas no diário de bordo da investigadora, entrevistas semiestruturadas aos alunos participantes e a pesquisa documental. Os dados recolhidos foram interpretados e apresentados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que a abordagem pedagógica de Paul Harris aplicada ao ensino de clarinete melhora as aprendizagens dos alunos, representando, desta forma, um contributo para o programa do instrumento – clarinete, ao apostar numa pedagogia inovadora e criativa, que cativa e motiva os alunos para o ensino da música.