Browsing by Author "Viana, Elisabete Morais das Neves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A web 2.0 na construção de aprendizagens significativas na disciplina de inglêsPublication . Viana, Elisabete Morais das Neves; Andrade, António Manuel Valente deÀ medida que o mundo em que vivemos sofre importantes transformações, à semelhança do que acontece com os nossos alunos, o atual sistema educativo enfrenta o desafio de os reconquistar, bem como de os preparar para o exercício de uma cidadania plena, em que sejam capazes de responder a uma nova realidade, de forte cariz tecnológica, mais exigente e seletiva. Responder ao desafio significa integrar, em contexto escolar, ferramentas intrinsecamente embrenhadas no seu quotidiano, bem como adotar novas práticas pedagógicas, capazes de ir além dos conteúdos curriculares, proporcionando aos estudantes competências no domínio da meta-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo estudar a utilização de ferramentas da Web 2.0 como estratégia na construção de aprendizagens significativas na disciplina de Inglês, enquanto língua estrangeira, no ensino básico. Nesse contexto, tentou-se apurar se este recurso contribui para desenvolver competências comunicativas em Língua Inglesa, descrevendo as estratégias implementadas no processo de ensino e aprendizagem e avaliando a qualidade dos diversos trabalhos executados no âmbito das diferentes dimensões que integram a aprendizagem de uma língua estrangeira. Pretendeu-se igualmente verificar se a utilização destas ferramentas induz um maior envolvimento e interesse dos alunos, motivando-os para a aprendizagem da Língua Inglesa, bem como um aumento do seu espírito colaborativo e da sua autonomia. A metodologia de investigação adotada foi a investigação-ação, envolvendo o professor/investigador e os alunos de uma turma de Inglês do 6.º ano de escolaridade, tendo sido recolhidos dados resultantes da observação direta, da análise dos materiais produzidos pelos alunos, das reflexões de final ciclo e dos diversos questionários colocados aos alunos. Os resultados obtidos mostram que a Web 2.0 se constitui como um espaço privilegiado para contribuir para a formação integral do aluno, promovendo não só competências comunicativas em Língua Inglesa mas também competências essenciais para o exercício de uma cidadania ativa e crítica, numa paisagem cada vez mais digital.