Browsing by Author "Valente, Maria Goretti Matias Coelho Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores do básico e secundárioPublication . Valente, Maria Goretti Matias Coelho Pereira; Baptista, José AfonsoOs professores são fundamentais num país ou numa sociedade em constante desenvolvimento. A eles cabe uma parte importante da formação das gerações mais novas, em conjunto com as famílias. A escola é, pois, o local ideal para a realização de um conjunto de aprendizagens importantes para a integração e desenvolvimento salutar da sociedade onde estão inseridos. Ser professor é um grande desafio e acata grandes responsabilidades, por isso a formação deste profissional do ensino, quer a nível inicial ou ao logo da vida, tem vindo a ser um tema de grande reflexão e investigação. O seu contributo na formação dos jovens a nível da produção e promoção de conhecimentos científicos, experienciais, relacionais e morais torna-o um elemento imprescindível, numa sociedade em construção, capaz de promover o bem-estar físico e emocional de todos os que nela vivem. Este relatório pretende incidir na área da formação de professores do 3º ciclo e secundário, sobretudo na sua formação inicial. Dentro desta formação inicial, pretende-se dar algum realce ao período do estágio e ao papel do orientador, utilizando sempre uma linguagem simples e concreta. Tendo em conta que este momento de formação é muito importante para o professor em formação e marcante para o professor orientador, que o acolhe na escola e lhe ensina os primeiros passos da profissão, entendeu-se que o título deste estudo/reflexão deveria ser “ O papel do orientador de estágio na formação inicial de professores”. Nesta análise, sem querer retirar a importância de um conjunto de áreas e temas importantes relacionados com a profissão de professor, procurar-se-á partilhar, essencialmente, uma experiência vivenciada que concretiza algumas das teorias científicas referidas por especialistas na área da Educação. Uma breve reflexão sobre a evolução histórica da profissão (construção da docência como profissão) e as competências e funções do professor são temas que iremos também abordar porque se complementam, interligam e harmonizam o enquadramento das questões que pretendemos tratar. A aquisição de saberes de áreas diferenciadas é uma necessidade básica e imprescindível para quem tem o ensino como profissão pois estas permitem diversificar estratégias de aprendizagem e produzir mais e melhor conhecimento nos alunos. Contudo, estes saberes adquiridos tornam-se ainda mais importantes quando partilhados, discutidos e analisados com os outros, pois é uma forma de promover mais e melhor informação. Para concretizar a ideia do parágrafo anterior, um dos capítulos deste relatório apresenta o registo de um roteiro pedagógico anual - que vulgarmente se apelida de planificação - com base na experiência adquirida ao longo de alguns anos como orientadora, onde se inscrevem um conjunto de tarefas e atividades nas áreas científica, pedagógica, administrativa e relacional, e que pode servir de apoio a todos os que tiverem que desempenhar a função de orientador. Estou convicta que as reflexões efetuadas neste relatório, bem como os temas e áreas abordadas podem ser um importante contributo para um conhecimento mais objetivo, concreto e aprofundado sobre uma atividade educativa/formativa, essencial para a melhoria da qualidade do ensino: a formação de novos professores.