Browsing by Author "Vale, Andreia Patrícia Lima do"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A felicidade nas organizações escolares: o papel da liderança autêntica (uma scoping review)Publication . Vale, Andreia Patrícia Lima do; Alves, José MatiasNuma realidade organizacional escolar cada vez mais incerta, imprevisível e competitiva, será importante que as lideranças de topo e intermédias reconheçam o expressivo poder para influenciar os membros da sua organização, quer positiva quer negativamente. A prática de uma liderança autêntica em contexto escolar, baseada no carácter, nos valores, na ética, na moral, na transparência, no exemplo e na tomada de decisão revela-se fundamental para promover ambientes positivos e inspirar confiança nos professores, técnicos, auxiliares de educação e alunos. As organizações educativas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar e com a felicidade dos alunos, de modo a melhorar a qualidade das aprendizagens e promover a sustentabilidade do ensino. A literatura tem demonstrado que a felicidade dos professores se relaciona com a felicidade dos estudantes, através da construção de relações positivas que contribuem para melhores desempenhos/realizações (Bakker, 2005; Duckworth et al., 2009a), uma maior motivação (Patrick et al., 2000; Moè et al., 2010b; Sutton & Wheatley, 2003b), bem-estar psicológico (Sarkova et al., 2014)e sucesso académico (Gehlbach et al., 2012). Em termos de objetivo geral, com a presente revisão pretende-se perceber quais são as dimensões da liderança autêntica que se relacionam com a promoção da felicidade dos professores e dos alunos, a fim de mostrar às organizações escolares que ambientes e modos de trabalho saudáveis contribuem para a qualidade e sustentabilidade das aprendizagens, bem como para o sucesso individual, colegial e organizacional. Como suporte ao processo de revisão, seguiram-se as diretrizes propostas pelo PRISMA-ScR (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews) para garantir a validade e a fiabilidade metodológica.
- Formação em empresas : opções e práticas no (des)encontro entre a formação técnica e a formação transversalPublication . Vale, Andreia Patrícia Lima do; Fernandes, Joana Filipa GonçalvesEsta investigação procurou aumentar o conhecimento acerca das práticas de formação profissional, prestando particular atenção à articulação estabelecida entre a formação considerada transversal e a formação técnica em contexto empresarial. Esta investigação, de cariz qualitativo, foi conduzida através de entrevistas individuais a 15 diretores de recursos humanos ou responsáveis de formação, de empresas de diferentes sectores de atividade e áreas de negócio (saúde, transportes, hotelaria, farmacêutica, entre outras). Os dados foram organizados e analisados pelo recurso ao software NVivo10. Esta investigação tornou evidente, entre muitos outros aspetos, que a formação se relaciona com objetivos ao nível da organização, do desempenho e da carreira. Relativamente ao investimento em formação técnica e transversal, constata-se que, de uma forma geral, os objetivos dirigidos aos dois tipos de formação se revelam bastante diferenciados, sendo que a formação técnica surge muito associada ao desempenho profissional (saber-fazer), enquanto a formação transversal relaciona-se com a transferência/mobilização dos conhecimentos técnicos para um melhor desempenho profissional (saber-ser/estar). Neste sentido, as áreas de negócio que têm como atividade principal a produção apostam mais em formação técnica, sendo que a formação transversal revela-se uma mais-valia para as empresas cujo negócio está muito dependente do contacto direto com o público.