Browsing by Author "Teixeira, Rui Manuel de Amorim"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O construtivismo e o ensino artístico : conceção e experimentação de uma estratégia pedagógica no desenho de um ambiente de aprendizagemPublication . Teixeira, Rui Manuel de Amorim; Dias, PauloAs transformações que estabelecem a Modernidade, em que vivemos, criam novas necessidades, mas também, novas oportunidades. Sentem-se mudanças, atualizam-se práticas e desenham-se ferramentas. Perante esta realidade vigente, os menos capazes tornar-se-ão obsoletos e posteriormente descartáveis. No sentido dessa capacitação imperativa, a educação correta poderá, e deverá, fazer toda a diferença. Uma educação que coloque o aluno no centro da aprendizagem, que recorra aos seus conhecimentos prévios na construção de novas estruturas de entendimento, através da resolução de problemas contextualizados, onde não existem soluções únicas e pré-determinadas, potenciando sempre a discussão de ideias e a colaboração. Uma pedagogia que viabilize a aquisição de competências essenciais, em detrimento de objetivos formatados e caducos. Neste estudo, após atenta pesquisa, encontramos nos fundamentos do paradigma Construtiva do desenvolvimento humano, também aplicados à aprendizagem, os princípios que mais se aproximavam das nossas pretensões educativas. Dessa forma, no âmbito desta prática pedagógica supervisionada, decidimos conceber e experimentar, uma estratégia pedagógica que facultasse o desenho de um ambiente de aprendizagem de enfoque construtivista. A consequente avaliação desta aplicação, baseou-se nas cinco escalas estabelecidas pelo Construtivist Learning Environment Survey (CLES), portanto, nas opiniões dos alunos sobre o clima da sua sala de aula da disciplina de Desenho A. Tendo estas, gerado resultados que indicaram uma subida dos valores médios obtidos, entre o momento pré-teste e o pós-teste, em quatro das cinco dimensões aferidas. Sendo que duas destas diferenças entre condições foram marginalmente significativas e uma outra estatisticamente significativa.