Browsing by Issue Date, starting with "2013-06-11"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Práticas desenvolvidas na promoção da leitura e da escrita em alunos com currículo específico individual : um estudo exploratórioPublication . Tomás, Maria Teresa Vila Chã; Carapeto, Maria JoãoO processo de aquisição da leitura e escrita assume-se como essencial para a integração e inclusão numa sociedade plena de direitos. No contexto da Educação Especial, a promoção da leitura e da escrita funcional em alunos com Currículo Específico Individual surge como um fator valioso e determinante, na medida em que constitui um veículo para a autonomia pessoal e social destes alunos. Conhecer os processos envolvidos nesta aprendizagem é fundamental para a adequação do ensino e para a prevenção de dificuldades de aprendizagem maiores. Este estudo apresenta-se pois com o objetivo geral (decomposto depois em vários objetivos específicos) de explorar as estratégias de ensino-aprendizagem da leitura/escrita utilizadas com alunos com Currículo Específico Individual no contexto da Educação Especial. Trata-se de um estudo quantitativo, de natureza correlacional, pontualmente combinado com abordagens qualitativas. Uma amostra de trinta professores de Educação Especial respondeu a um questionário, elaborado para o efeito, que, no geral, solicita aos professores que refiram a frequência com que recorrem a um conjunto de estratégias e recursos de ensino-aprendizagem da leitura / escrita, tomando como referência o seu trabalho com um aluno com Currículo Específico Individual em particular. Os resultados sugerem, por exemplo, que as variáveis do aluno (especialmente o envolvimento familiar) se correlacionam de modo significativo com a frequência de utilização de muitas mais estratégias, do que as variáveis do professor, e que o tempo semanal dedicado ao desenvolvimento da leitura/escrita não se correlaciona com o nível de desempenho do aluno nessa habilidade. Os resultados são analisados e discutidos, à luz da literatura existente e do contexto atual da Educação Especial em Portugal.
- The relationship between task, culture and communication technology in virtual collaborationPublication . Eggen, Anne Hélène Mariëlle; Cunha, Liliana; Oliveira, EduardoVirtual collaboration is a growing trend and characterized by computer mediated communication and high cultural diversity (Clear & MacDonell, 2011). Because of its composition, virtual collaboration is exposed to several challenges which prejudice the performance (Hollingshead, McGrath, & O’Connor, 1993). Team effectiveness and performance can be improved by a good fit between task and communication technologies (Beise, Carte, Vician, & Chidambaram, 2010). This study is aimed to learn more about how the choice of technology is related to the different tasks in virtual collaboration. An additional aim is to better understand the influence of culture on this relationship. A qualitative research method was implemented by conducting interviews, via communication technologies, with participants from various cultural backgrounds who are involved in virtual collaboration. The interviews were transcribed prior to the data analysis phase, where the data were coded based on content using a semi-inductive interpretation method. Based on the results a clear relationship between the task and technology choice was confirmed. Routine or support tasks, are mainly executed through asynchronous communication tools that offer information richness. For non-routine tasks, which require synchronous communication technologies, the media richness and social presence that the technologies offer is more important. For building and maintaining relationships a variation in use between the various technologies is essential, since all technologies contribute in their own way to building and maintaining relationships. Cultural dimensions limited impact the task-technology relationship, which can be explained by a low awareness of cultural diversity among the participants. When considerable time differences or a gap in infrastructure exist, this can have a big impact on the choice of technology, because technologies get useless. The language barrier affects the task in the sense that more accuracy or interactivity can be required, leading to increased use of complementary technologies.
- Inclusão dos créditos tributários na exoneração do passivo restantePublication . Martins, Célia Joana Azevedo; Sousa, António Frada
- Exposição de narrativa através da direção artísticaPublication . Costa, Ricardo Vieira de Melo; Nazareth, AdrianoA presente dissertação propõe-se validar a hipótese de trabalho de que a direção artística pode ser considerada um instrumento importante e útil para a exposição narrativa fílmica. O caminho percorrido para a confirmação dessa hipótese de trabalho é feito em quatro etapas. Num primeiro momento, procura-se oferecer um retrato da área de ação do diretor artístico, distinguindo-a da do production designer e descrevendo a rede de relações estabelecidas com o realizador, o produtor e o diretor de fotografia. O segundo capítulo constitui-se como sede de uma reflexão sobre as vantagens de uma abordagem semiótica de filmes, comprovada pela análise de três obras: Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, RocknRolla – A Quadrilha (2008, de Guy Ritchie) e Amigos Improváveis (2012, de Eric Toledano e Olivier Nakache). No terceiro capítulo são descritas as fases de pré-produção e filmagem da curta-metragem Pária, criada para a unidade curricular de Projeto Final, de que o autor desta dissertação foi o diretor artístico, sendo evidenciada a forma como os elementos visuais introduzidos concederam espessura à narrativa fílmica, complementando-a e reforçando-lhe a mensagem. No momento conclusivo da dissertação legitima-se a hipótese de trabalho avançada e afirma-se a importância da direção artística para a criação de camadas de significado que convidam a uma multiplicidade de leituras. No seu conjunto, a dissertação confirma a importância do trabalho de um diretor artístico, ao mesmo tempo que tenta contribuir para a definição da sua área de competências. Torna ainda evidente que o trabalho de um diretor artístico exige capacidade de investigação, flexibilidade e aptidão para o trabalho colaborativo, características que terão de ser sempre temperadas por uma forte capacidade criativa.
- A identidade profissional do psicólogo do Trabalho e das OrganizaçõesPublication . Costa, Viviana Alves da; Cunha, Liliana; Oliveira, EduardoO presente estudo teve por objetivos estruturar o perfil de competências e explorar a identidade profissional do psicólogo do Trabalho e das Organizações. Em Portugal a intervenção do psicólogo do Trabalho e das Organizações não está evidentemente definida para a sociedade e por vezes é confundida com a de outros profissionais (Guerra, 2007). É, portanto, necessário definir a identidade profissional (Benjamin & Louw-Potgieter, 2008). Através do contacto com diferentes indivíduos foi possível aceder às suas representações sociais, contando não só com participantes ligados diretamente a esta área da Psicologia como também com participantes que contactam com esta atividade profissional no seu local de trabalho. Também foi realizada análise documental nomeadamente a guias de mestrado do Ensino Superior em Portugal e alguns anúncios de emprego para esta área da Psicologia. Através dos dados recolhidos foi possível realizar um perfil de competências do psicólogo do Trabalho e das Organizações composto por domínios como: locais de trabalho, formação académica exigida para desempenhar atividade profissional, áreas de intervenção, trabalho prescrito, trabalho real e nomeadamente competências (competências individuais e competências técnicas). Também foi possível perceber as conceções que os próprios psicólogos do Trabalho e das Organizações e os diferentes stakeholders têm acerca desta atividade profissional. Os psicólogos desta área conseguem definir coerentemente a sua atividade profissional e a sua importância no mercado de trabalho, porém afirmam que não existe uma definição clara relativamente ao mesmo assunto. Já os stakeholders, e apesar de contactarem com esta atividade profissional, mostram-se ainda confusos no que respeita à mesma definição. A importância do estudo revela-se nomeadamente por estes fatores, pelo que foi possível compreender melhor esta atividade profissional.
- Trajetórias pelos cuidados de saúde mental : um contributo para o seu estudoPublication . Costa, Mariana Valle da Veiga Gil da; Palha, FilipaA discrepância verificada entre a elevada prevalência de perturbações mentais e o reduzido número de pessoas que recebe tratamento especializado (Wang, Berglund, Olfson, Pincus, Wells & Kessler, 2005) levou a um crescente interesse nos modos pelos quais as pessoas com problemas de saúde mental acedem aos cuidados que necessitam, conhecidos como trajetórias de cuidados (Anderson, Fuhrer, Schmitz & Malla, 2012). Apesar dos sólidos fundamentos teóricos e empíricos que reforçam a importância da compreensão dos fatores envolvidos nestas trajetórias, em Portugal são escassos os estudos publicados nesta área. No contexto da atual reformulação de políticas de saúde mental, o presente trabalho, inserindo-se no estudo “Trajetórias pelos Cuidados de Saúde Mental”, tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de um guião de entrevista e exploração das possíveis variáveis envolvidas nas trajetórias de pessoas com problemas de saúde mental. Para o efeito, foram conduzidas entrevistas em profundidade a 4 utentes de um serviço de saúde mental comunitário situado no norte do país. O tratamento de dados, de cariz qualitativo, foi realizado com recurso aos princípios da grounded theory. Obteve-se um sistema, cujas categorias de 1ª ordem foram as seguintes: (1) tempo; (2) problemas de saúde mental; (3) motivos ou desencadeadores; (4) agentes; (5) intervenções; (6) ações e vivências subjetivas; e (7) perceções. O estudo demonstrou o potencial do guião de entrevista desenvolvido, permitindo recolher uma série de informação útil para uma compreensão inicial daquilo que se apresenta enquanto facilitador ou obstáculo ao processo de procura e obtenção de ajuda para um problema de saúde mental. Assim, os resultados deste estudo exploratório apresentam-se como um contributo importante para o projeto “Trajetórias pelos Cuidados de Saúde Mental”, que, por sua vez, envolverá utentes, cuidadores informais e profissionais de saúde mental.
- O construtivismo e o ensino artístico : conceção e experimentação de uma estratégia pedagógica no desenho de um ambiente de aprendizagemPublication . Teixeira, Rui Manuel de Amorim; Dias, PauloAs transformações que estabelecem a Modernidade, em que vivemos, criam novas necessidades, mas também, novas oportunidades. Sentem-se mudanças, atualizam-se práticas e desenham-se ferramentas. Perante esta realidade vigente, os menos capazes tornar-se-ão obsoletos e posteriormente descartáveis. No sentido dessa capacitação imperativa, a educação correta poderá, e deverá, fazer toda a diferença. Uma educação que coloque o aluno no centro da aprendizagem, que recorra aos seus conhecimentos prévios na construção de novas estruturas de entendimento, através da resolução de problemas contextualizados, onde não existem soluções únicas e pré-determinadas, potenciando sempre a discussão de ideias e a colaboração. Uma pedagogia que viabilize a aquisição de competências essenciais, em detrimento de objetivos formatados e caducos. Neste estudo, após atenta pesquisa, encontramos nos fundamentos do paradigma Construtiva do desenvolvimento humano, também aplicados à aprendizagem, os princípios que mais se aproximavam das nossas pretensões educativas. Dessa forma, no âmbito desta prática pedagógica supervisionada, decidimos conceber e experimentar, uma estratégia pedagógica que facultasse o desenho de um ambiente de aprendizagem de enfoque construtivista. A consequente avaliação desta aplicação, baseou-se nas cinco escalas estabelecidas pelo Construtivist Learning Environment Survey (CLES), portanto, nas opiniões dos alunos sobre o clima da sua sala de aula da disciplina de Desenho A. Tendo estas, gerado resultados que indicaram uma subida dos valores médios obtidos, entre o momento pré-teste e o pós-teste, em quatro das cinco dimensões aferidas. Sendo que duas destas diferenças entre condições foram marginalmente significativas e uma outra estatisticamente significativa.