Browsing by Author "Teixeira, Ana Catarina Lopes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Teixeira, Ana Catarina Lopes; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular: “Estágio Final e Relatório”, inserida no 16º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Constitui uma análise crítico-reflexiva de todo o percurso experienciado, pondo a descoberto não só os conhecimentos e competências adquiridas, mas também as dificuldades encontradas. Este documento estrutura-se em torno de experiências pessoais e subjetivas alicerçadas em fundamentações teóricas apoiadas na evidência científica mais recente. Resulta de aprendizagens em vários contextos de estágio, nomeadamente numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, num Serviço de Urgência Pediátrica Polivalente, em Cuidados de Saúde Primários e num Serviço de Internamento Pediátrico Médico-Cirúrgico. Neste trabalho encontram-se espelhadas as competências exigidas por este ciclo de estudos para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, bem como os objetivos e atividades desenvolvidas com vista à sua concretização. Numa tentativa de tornar mais fácil a interpretação do conteúdo que aqui se afigura, as competências foram agrupadas por domínios de atuação: Domínio da Prestação de Cuidados, Domínio da Formação, Domínio da Gestão e Domínio da Investigação. Ao longo do estágio, emergiram diferentes áreas de especial pertinência para a assistência e da estrita competência do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, pelo que se encontram aqui também exploradas de forma particular, tais como: a assistência à criança e à respetiva família na maximização da sua saúde e na gestão de situações complexas, tendo em conta a fase de desenvolvimento da criança e do jovem; a gestão de cuidados especializados e dos recursos de Enfermagem; a investigação na respetiva área de especialidade e a promoção do processo formativo, quer pessoal, quer de outros profissionais.