Browsing by Author "Sousa, Maria Mariela Camacho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel da família e da escola no apoio às crianças com Trissomia 21Publication . Sousa, Maria Mariela Camacho; Miranda, Lúcia do Rosário Cerqueira deA escola e a família no apoio aos alunos com trissomia 21, são as duas instituições cuja relação é nosso objeto de análise neste estudo. Estas instituições, sofreram transformações profundas, principalmente ao longo das últimas décadas, sendo mais visíveis, a partir dos finais da década de 90 com a integração dos alunos com necessidade educativas especiais nas classes regulares e com o aumento da escolaridade obrigatória (Correia, 1997). O presente trabalho aborda a problemática da relação entre a escola e a família, tendo como objetivo analisar e comparar as perceções dos pais e dos professores sobre o envolvimento dos pais na escola relativamente aos seus educandos, bem como, o interesse e a motivação para aprender do grupo de participantes com T21 neste estudo. A amostra é constituída por 30 crianças com trissomia 21. Estas crianças frequentavam o 2.º e 3.ºciclos do Ensino Básico de escolas da rede pública do distrito de Braga com idades compreendidas entre os 10 e 18 anos. Neste grupo, 14 eram rapazes e 16 raparigas. Utilizamos como instrumento de recolha de dados o questionário/ entrevista semiestruturada “Motivação para aprender em crianças com NEE” (Miranda, 2011), que foi preenchido pelos 30 alunos, e os questionário de Envolvimento Parental na Escola versão para professores (QEPE-VPr) e versão para pais (QEPE-VPa). Os resultados sobre a motivação para aprender dos nossos participantes, aponta, em termos gerais, para uma motivação muito centrada em referentes concretos, dependente das características do contexto, dos outros significativos e da tarefa. Relativamente à perceção dos professores e pais, os resultados sugerem que, tendencialmente, as perceções dos pais e professores são em muitos aspetos coincidentes, uma justificação para o facto pode ter a ver com as características da amostra ou seja, é uma amostra com crianças com T21, e conforme orientações do ministério da educação ou por condições de saúde da própria criança a proximidade entre pais e professores, será sempre superior à encontrada em famílias com crianças sem NEE e os próprios professores.