Browsing by Author "Sousa, Maria Manuel Tavares Figueiredo de"
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- Out of ordinary bounds : levels of creativity and self-evaluation of creativity by domains of the Portuguese Catholic University’ studentsPublication . Sousa, Maria Manuel Tavares Figueiredo de; Nogueira, Sara Maria Leitão Jorge Marques de Almeida de Ibérico; Almeida, LeonorConsidering the increasing demand for forms of creative thinking in school, social and organizational contexts, and taking into account the diversified development of instruments for evaluating creativity, it becomes urgent to characterize the levels of creativity and perception of creativity levels of students and to what extent the levels of creativity relate to their perception of their levels of creativity. The sample consists of 200 students of the Faculty of Human Sciences of the Portuguese Catholic University, 157 female (78.5%) and 43 male (21.5%), mostly first-year undergraduates (73.5%). The Test of Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP) and the Kaufman Creativity Domains Scale (K-DOCS) aim to evaluate, respectively, the levels of creativity and the students' perception of their levels of creativity by certain domains. As main results it is possible to highlight a significant correlation between the total level of creativity and the self-perception of artistic creativity. In addition, differences are found regarding the self-perception of creativity between men and woman, with men perceiving themselves as more creative than women. In future studies it would be useful to do the same study with a more diverse sample of students or even other samples, such as workers. Besides that, it would be useful to do the validation and adaptation study of K-DOCS for Portugal.
- O papel da comunicação interna no impacto da liderança nos níveis de criatividade dos colaboradores do Groupe SEB PortugalPublication . Sousa, Maria Manuel Tavares Figueiredo de; Brandão, Nuno Manuel Coelho de Goulart; Almeida, Maria Leonor Maciel dos SantosConsiderando a cada vez maior importância da liderança, da comunicação interna e da criatividade para o sucesso das organizações, torna-se determinante compreender a relação entre estas três variáveis. Derivada desta necessidade, este estudo tem como objetivo conhecer o papel da comunicação interna no impacto da liderança nos níveis de criatividade dos colaboradores do Groupe SEB Portugal. A amostra é constituída por 62 colaboradores pertencentes aos diferentes departamentos do Groupe SEB Portugal. Para a realização do estudo, foram realizadas duas entrevistas exploratórias, uma ao Diretor-Geral e outra à Gestora de Recursos Humanos. Além disso, foi aplicado um questionário aos colaboradores dividido em quatro partes: i) questionário de dados sociodemográficos; ii) o Questionário Multifatorial da Liderança – 5X (MLQ-5X), para avaliar o estilo de liderança do líder; iii), um questionário de comunicação interna para avaliar a comunicação estabelecida dentro do Groupe SEB; e iv) o Test of Creative Thinking – Drawing Production (TCT-DP) para avaliar os níveis de criatividade dos colaboradores. Como principais resultados, é possível destacar que os colaboradores avaliaram o líder como transformacional, apresentaram níveis elevados de uma boa comunicação interna e apresentaram níveis mais elevados de criatividade em comparação com a população portuguesa. Além disso, foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre a liderança e a comunicação interna, mas não foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre a liderança e a criatividade e entre a comunicação interna e a criatividade. Em estudos futuros, seria importante esclarecer o porquê de as hipóteses relacionadas com a criatividade não terem sido confirmadas como indicava a literatura.
