Browsing by Author "Sousa, Joana Catarina Mendes da Silva de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Formação em contexto : um estudo de caso praxiológicoPublication . Sousa, Joana Catarina Mendes da Silva de; Formosinho, Júlia Fátima Domingues Basto de OliveiraEste estudo situa-se no âmbito das pedagogias participativas, especificamente na Pedagogia-em-Participação (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; OliveiraFormosinho & Formosinho 2011, 2013, 2016a). Situa-se, portanto, em três instâncias: a pedagogia da infância; a formação em contexto; a investigação praxiológica (cf. OliveiraFormosinho, 2016b). É um estudo centrado no desenvolvimento de processos de formação em contexto, na construção de compreensão sobre estes processos e os seus efeitos para a transformação do contexto e dos atores envolvidos, com vista à construção de conhecimento sobre a transformação (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012). Do ponto de vista metodológico, o estudo situa-se no paradigma qualitativo e privilegia o estudo de caso como método de estudo. O estudo de caso foi desenvolvido por processos de investigação praxiológica (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012; Bertram & Pascal, 2012). O estudo desenvolve uma ética de respeito pelos participantes e pelo processo investigativo (cf. Bertram et al., 2016) garantindo o consentimento informado e voluntário e a confidencialidade dos dados e assegurando o direito à privacidade. O estudo evidencia que a formação em contexto é um veículo para a transformação da pedagogia, porque se constitui em desenvolvimento profissional praxiológico (cf. OliveiraFormosinho, 2016a). Este estudo contribui para a discussão e a reflexão sobre as políticas de desenvolvimento profissional ao serviço da reconstrução das práticas e da melhoria da qualidade dos contextos de educação de infância, enquanto via privilegiada para o exercício dos direitos das crianças e dos adultos e a vivência da participação, da democracia e da equidade.