Browsing by Author "Sobral, Teresa Alves Catarino e"
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- Comunicação 360º : estudo de caso da Ogilvy PortugalPublication . Sobral, Teresa Alves Catarino e; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoO presente trabalho de investigação tem por base o estágio realizado na agência de comunicação Ogilvy Portugal, em particular no departamento de relações públicas, onde adquirimos um conhecimento prático das funções que se prendem com o desenvolvimento das marcas e sua projeção, nomeadamente assessoria de imprensa e ativação da marca. Este período de estágio proporcionou, entre outros, o contacto com o tema Comunicação 360º, um tema que, até à data, desconhecíamos. Assim sendo, em razão do interesse e curiosidade que nos suscitou, optámos por explorar a aplicação deste novo conceito no mercado das agências e marcas. Contudo, observámos que sendo um conceito inovador e, por conseguinte, implementado em poucas agências e empresas, são poucos os estudos que versam sobre esta matéria. Pretendemos por este meio dar um contributo para o aprofundamento deste novo conceito. A opção de trabalhar este tema abriu-nos a possibilidade de abordar a totalidade das áreas trabalhadas na agência multinacional Ogilvy, e de aprofundar a comunicação interdepartamental, o que nos deu um entendimento prático das funções e responsabilidades inerentes a cada área individualmente, bem como do que subjaz às reuniões interdepartamentais, a saber, o processo de discussão de diferentes ideias entre elementos que têm um objetivo comum e abrangente, dando assim lugar à comunicação 360º. A comunicação 360º tem-se destacado como uma boa ferramenta comunicacional onde todas áreas que constituem as agências de comunicação interagem para trabalhar a melhor projeção das marcas. Atualmente, as empresas (marcas) e agências tomam cada vez mais consciência de que uma comunicação 360º é tão ou mais importante do que os restantes processos comunicacionais individuais que se estabelecem externamente com os mais variados stakeholders. O presente relatório visa principalmente esclarecer e aprofundar o conceito de comunicação 360º e a sua importância para o sucesso das marcas. Mais especificamente, a forma como se articula e se coordena esta estratégia que integra diversas áreas exigindo, ao mesmo tempo, uma coerência comunicacional e, também, uma forte abrangência. Nesse sentido, e de forma a dar seguimento aos objetivos a que nos propomos, recorremos a um conjunto de autores e às suas respetivas abordagens teóricas relativamente ao tema. Elaboramos igualmente um estudo de caso prático sobre a Ogilvy - agência de comunicação onde realizámos o estágio curricular - com recurso a inquéritos validados e analisados, e ainda um estudo complementar sobre outras agências de grande prestígio e renome no mercado de forma a tornar mais abrangente a conclusão final sobre a mais-valia desta estratégia 360º.