Browsing by Author "Sitefane, Sara Cristina Correia Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Construção de uma prática interventiva de saúde na comunidade escolarPublication . Sitefane, Sara Cristina Correia Gomes; Resende, AnaNa medida em que a escola desempenha um papel primordial na aquisição de competências sociais e estilos de vida saudáveis dos adultos do amanhã, a saúde deve de estar inserida no contexto escolar. Esta discussão remonta o século anterior, quando do nascimento do projecto de Rede Europeia de Escolas Promotoras da Saúde, fruto do trabalho conjunto da Organização Mundial de Saúde, do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. Portugal iniciou a sua actividade piloto em 1997, sendo que a parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação permitiu a sua consagração efectiva. O presente relatório incidiu assim no âmbito da Promoção da Saúde Escolar, teve como tema: ―Construção de uma Prática Interventiva de Saúde na Comunidade Escolar‖ e foi dividido por três módulos de desenvolvimento de competências ao longo de 25 semanas, na Unidade Funcional – Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde IX de Algueirão/Rio de Mouro. No primeiro módulo realizou-se o diagnóstico de situação, a fixação de objectivos, a selecção das actividades e dos recursos necessários para concretizar o projecto de intervenção, tendo através destes sido confirmado e justificado a pertinência da situação em estudo. No segundo módulo, após a aplicação do questionário, realizou-se o tratamento de dados, tanto estatístico como análise de conteúdo, tendo como resultados, numa primeira fase, expectativas positivas face a intervenção da Saúde na Escola; e, numa segunda fase, as áreas de intervenção prioritária inerente a cada Agrupamento Escolar, sendo visível com maior expressão a Promoção da Alimentação Saudável, a Promoção da Saúde Oral e a Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva e Prevenção de Doenças Transmissíveis. Para colmatar estas necessidades foram desenvolvidos dois projectos de intervenção intitulados ―Estou a Crescer‖ e ―Verduras no Prato‖. No terceiro módulo, período opcional, optou-se pela intervenção comunitária no seio do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral em meio escolar. Em suma, o presente relatório traduziu os inúmeros contributos significativos para uma parceria efectiva entre a Saúde e a Educação