Browsing by Author "Silva, Sara Filipa Almeida da"
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- Estarão as escolas do Grande Porto preparadas para alimentar crianças com doença celíaca? : a perceção dos encarregados de educação e os conhecimentos de quem trabalha nas escolasPublication . Silva, Sara Filipa Almeida da; Pinto, Elisabete Cristina Bastos; Martins, Ana Sofia Pimenta de Pinho; Jorge, RitaIntrodução: É comum os familiares de crianças celíacas revelarem preocupação com o diagnóstico da Doença Celíaca (DC) e, consequentemente, com todos os locais de refeição que esta frequenta, devido ao perigo de contaminação cruzada. Sendo a dieta isenta de glúten (DIG) o único tratamento atualmente existente, as escolas, local onde as crianças permanecem grande parte do seu dia, devem assegurar uma alimentação compatível com estas necessidades. Objetivos: Avaliar a perceção dos pais de crianças com DC relativamente à capacidade das escolas fornecerem refeições isentas de glúten, o conhecimento dos profissionais das escolas sobre DC e cuidados a ter numa DIG e o impacto da realização de formação no mesmo. Metodologia: Estudo transversal, constituído por encarregados de educação de crianças celíacas, com idades compreendidas entre os 2 e os 9 anos, sócios da Associação Portuguesa de Celíacos (APC) e residentes no Grande Porto, e pelos profissionais das escolas que os mesmos frequentam. Aplicou-se um questionário aos primeiros para perceção da confiança da segurança das refeições nas escolas e, posteriormente, aplicou-se um questionário sobre DC e DIG a profissionais de escolas que receberam ou não formação sobre o assunto. Para testar hipóteses sobre a independência de variáveis qualitativas foram aplicados o teste de Qui-quadrado de independência ou o teste exato de Fisher, conforme apropriado. Em todos os testes de hipóteses foi considerado um nível de significância de α=5%. Resultados: Verificou-se que apenas cerca de metade dos pais confiava que as escolas eram capazes de cumprir uma DIG para os seus filhos (56,3 %). Observaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os profissionais que receberam ou não formação, nas questões referentes aos cereais que contêm glúten (p=0,002), rigor da dieta (p=0,028), alimentos perigosos (p=0,032) e cuidados a ter na dieta do celíaco (p=0,019). Conclusões: Existe uma proporção considerável de pais de crianças celíacas que não confiam na segurança das refeições servidas nas escolas dos seus filhos. Os resultados sobre o conhecimento acerca da DC, práticas e treino dos participantes sugerem ser necessário maior educação e formação ao serviço de alimentação e restauração das escolas. Atendendo à avaliação dos conhecimentos de profissionais que receberam ou não formação, é possível concluir que a formação administrada não foi suficiente para melhoria efetiva dos conhecimentos.