Browsing by Author "Silva, Rosana Margarida Carvalho Pereira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A escola como um lugar de aprendizagem e bem-estar : o papel dos educadores sociais (estudo de caso)Publication . Silva, Rosana Margarida Carvalho Pereira da; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaA Educação Social assume-se paulatinamente como uma área essencial para a promoção da inclusão, do bem-estar e do desenvolvimento humano, abraçando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que preconiza uma sociedade mais justa e solidária. A escola, como local de construção de identidade humana, precisa de promover e ativar ações que estimulem o bem-estar e o envolvimento dos alunos, a fim de favorecer aprendizagens significativas e duradouras. Intitulado “O Educador Social na Escola – A escola como um lugar de Aprendizagem e Bem-estar”, esta investigação enquadra-se na área das Ciências da Educação e fundamenta-se na especialidade da Pedagogia Social, um campo que diz respeito aos processos de aprendizagem ao longo da vida e que para os educadores sociais transcende a intervenção, consolidando-se como um saber profissional através de bases e ferramentas para uma ação sociopedagógica efetiva. Com base nestes pressupostos, o estudo pretende compreender de que forma Educadores Sociais podem contribuir para a aprendizagem e para o bem-estar no contexto escolar, definindo três objetivos principais: identificar e analisar a colaboração entre a escola e os Técnicos de Intervenção Socioeducativa (Educadores Sociais), analisar as iniciativas de intervenção desses educadores e compreender as perceções dos atores educativos (educadores sociais e professores) sobre práticas pedagógicas que promovam o bem-estar dos alunos. A metodologia adotada para esta investigação é de natureza qualitativa, ancorada num estudo de caso, com recurso à análise documental e a entrevistas semiestruturadas, como principais métodos de recolha e análise de dados. Os resultados preliminares sugerem que o papel dos Educadores Sociais é vital para a criação de ambientes escolares mais inclusivos e que valorizem a dimensão humana da educação, contribuindo para uma escola comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos.