Browsing by Author "Silva, Paulo Rui Martins da"
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- O impacto do vídeo no ensino do francês língua estrangeiraPublication . Silva, Paulo Rui Martins da; Andrade, AntónioA exploração das tecnologias da informação na sala de aula, nomeadamente no ensino de línguas, perspectiva uma receptividade positiva, mas carece de estudo na identificação de dimensões e de factores que lhe facilitem eficiência e eficácia pedagógica. O presente estudo é uma investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, que tem como objectivo averiguar o impacto proporcionado pelo recurso ao vídeo nas aulas de Francês Língua Estrangeira, de maneira a conferir quais as atitudes e as reacções dos alunos durante a sua interacção com estes instrumentos em sala de aula, bem como saber qual a contribuição dos vídeos para o processo de ensino e aprendizagem. A dinâmica pedagógica do uso do vídeo na investigação não foi usada apenas de forma clássica, com a visualização de documentos audiovisuais, mas envolveu particularmente os participantes na concepção de vídeos através da edição com software adequado de imagens animadas e sincronizadas com texto e voz. Procurámos conferir as possibilidades ministradas pela utilização da Web 2.0, em contexto educativo, e as várias ferramentas à sua disposição, com particular relevo para os serviços do YouTube, Facebook e Xtranormal. Identificámos meios de recolha de dados, para reconhecer a importância relativa, neste contexto, dos factores de sucesso no uso das tecnologias, em sala de aula, no ensino de língua estrangeira. Após a análise dos dados recolhidos, tornou-se evidente que os alunos adquiriram uma consciência maior sobre as potencialidades da utilização dos vídeos e ferramentas da Web 2.0 em contexto de ensino e aprendizagem e reconhecemos que a utilização destas ferramentas permitiu um aumento da motivação e participação na disciplina, bem como no desenvolvimento de competências ao nível da oralidade e da escrita. Constatámos que o vídeo se constitui como opção de recurso tecnológico adequado e proveitoso, no ensino de línguas estrangeiras, sempre que seja usado de forma adequada, com o devido planeamento das actividades e estratégias a aplicar, e combinado com outros media e recursos didácticos.