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- E se eu fosse s/surda? : o processo de categorização do mundo da pessoa s/surda : a perspetiva da linguística cognitivaPublication . Silva, Ana Isabel Pereira Pinheiro da; Oliveira, Ana Maria Roza de Oliveira Henriques deE se eu fosse s/Surda? é um espaço mental construído no âmbito da Linguística Cognitiva que permite um olhar sobre o que é ser s/Surdo e como se processa a categorização do mundo pelo s/Surdo. A Linguística Cognitiva descreve este matizado de conceitos à luz da teoria da categorização, preferindo um tratamento da linguagem atualizada no uso pragmático da língua. Constituímos quatro capítulos no enquadramento teórico ao longo dos quais revelamos as conceções de surdez e da pessoa s/Surda. Questionamo-las a partir da dicotomia deficiência - diferença. Com base no peso do friso cronológico, apresentamos os paradigmas sócio-antropológico e médico-terapêutico definidores de filosofias de educação de s/Surdos. Propomos uma visita à educação de s/Surdos e descrevemos a urgência de uma educação s/Surda promotora do bilinguismo fundado na mestria de duas línguas: a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e a Língua Portuguesa (LP) na modalidade escrita. Esta educação, sustentada em evidências das neurociências, pretende-se que capacite o aluno s/Surdo para a literacia emergente, redimensionando as suas mundividências na plataforma multilingue e multicultural. Propomos a emancipação do s/Surdo pela emancipação da LGP. Neste processo, considerámos os Professores de língua(s) vetores determinantes na promoção da educação para a diversidade. Aplicámos um questionário, a nível nacional, estes Professores com o intuito de diagnosticar que lugar ocupam os s/Surdos e a LGP na escola, descrevendo qual o estatuto da LGP para estes docentes. A maioria destes profissionais não reconhece este idioma, tornando a pessoa s/Surda invisível. O conceito de língua é repensado e reconfigurado pela existência de línguas gestuais formalmente reconhecidas. Construímos três guiões de entrevistas realizadas a 21 profissionais distribuídos por três categorias: Formadores/Docentes de LGP s/Surdos, Professores/Educadores da Educação Especial e Audiologistas. Constituímos um triângulo a partir do qual analisámos a conceptualização do mundo a partir da comunidade s/Surda e a partir da comunidade ouvinte: três formas de conceptualizar a surdez e o ser s/Surdo. A construção e a categorização do mundo pelo s/Surdo já participam de muitas identidades cosmovisões. Se eu fosse s/Surda seria um ser em construção, um espaço de amálgama, no qual a LGP constrói o mundo de forma diferente da Língua Portuguesa (LP).
- Promoção do desenvolvimento infantilPublication . Pires, Maria João Felgueiras; Nunes, ElisabeteO desenvolvimento infantil é um processo complexo que vai desde a concepção, envolvendo vários aspectos, indo desde o crescimento físico, passando pela maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afectiva da criança. Tendo como objectivo, tornar a criança competente para responder às suas necessidades e às do seu meio. Conceptualizar o que vem a ser desenvolvimento infantil não é tão simples, variando com o referencial teórico que se queira adoptar e os aspectos que se queira abordar. Este relatório apresenta intervenções de enfermagem direccionadas para a promoção do desenvolvimento infantil realizadas ao longo do estágio, destas destaco a identificação de estratégias de enfermagem no âmbito da promoção de saúde, assim como a implementação de estratégias de melhoria dos cuidados baseado no diagnóstico de situação efectuado. Para fundamentar as minhas práticas, baseei-me no Modelo da Promoção da Saúde de Nola Pender, visto ser um instrumento útil para compreender o alcance da prática de enfermagem numa variedade de contextos e situações. A promoção do desenvolvimento infantil é sem dúvida, considerada pelos profissionais de saúde, um elemento crucial na prestação de cuidados à tríade. No entanto, nem sempre é efectuada de uma forma sistemática e consciente da sua importância. Constatei que apesar dos esforços desenvolvidos no sentido de promover um desenvolvimento infantil adequado a cada faixa etária, muitas intervenções estão centradas na patologia. Contudo, foi neste sentido que a minha prática se tornou um desafio, visto ter como objectivo primordial promover o desenvolvimento infantil em todos os contextos. É importante que o EESIP trabalhe a área da promoção do desenvolvimento infantil, de forma a ajudar a criança em parceria com a família, a desenvolver-se dentro dos padrões esperados para a sua idade. Este percurso contribuiu para um desenvolvimento pessoal e profissional promotor de competências de EESIP essenciais para a prestação de cuidados proficientes à criança/família.
- O impacto do vídeo no ensino do francês língua estrangeiraPublication . Silva, Paulo Rui Martins da; Andrade, AntónioA exploração das tecnologias da informação na sala de aula, nomeadamente no ensino de línguas, perspectiva uma receptividade positiva, mas carece de estudo na identificação de dimensões e de factores que lhe facilitem eficiência e eficácia pedagógica. O presente estudo é uma investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, que tem como objectivo averiguar o impacto proporcionado pelo recurso ao vídeo nas aulas de Francês Língua Estrangeira, de maneira a conferir quais as atitudes e as reacções dos alunos durante a sua interacção com estes instrumentos em sala de aula, bem como saber qual a contribuição dos vídeos para o processo de ensino e aprendizagem. A dinâmica pedagógica do uso do vídeo na investigação não foi usada apenas de forma clássica, com a visualização de documentos audiovisuais, mas envolveu particularmente os participantes na concepção de vídeos através da edição com software adequado de imagens animadas e sincronizadas com texto e voz. Procurámos conferir as possibilidades ministradas pela utilização da Web 2.0, em contexto educativo, e as várias ferramentas à sua disposição, com particular relevo para os serviços do YouTube, Facebook e Xtranormal. Identificámos meios de recolha de dados, para reconhecer a importância relativa, neste contexto, dos factores de sucesso no uso das tecnologias, em sala de aula, no ensino de língua estrangeira. Após a análise dos dados recolhidos, tornou-se evidente que os alunos adquiriram uma consciência maior sobre as potencialidades da utilização dos vídeos e ferramentas da Web 2.0 em contexto de ensino e aprendizagem e reconhecemos que a utilização destas ferramentas permitiu um aumento da motivação e participação na disciplina, bem como no desenvolvimento de competências ao nível da oralidade e da escrita. Constatámos que o vídeo se constitui como opção de recurso tecnológico adequado e proveitoso, no ensino de línguas estrangeiras, sempre que seja usado de forma adequada, com o devido planeamento das actividades e estratégias a aplicar, e combinado com outros media e recursos didácticos.
- Relatório de estágioPublication . Rodrigues, Vera Filipa Ferreira; Vidal, Teresa RasquilhoO estágio desenvolveu-se em três módulos, sendo os dois primeiros no âmbito da saúde escolar e o terceiro num projecto de intervenção comunitária de uma Câmara Municipal. A Intervenção na escola acontece no ACES Oeste Sul, onde parecia não existirem crianças com necessidades de saúde. Com o estudo realizado identificaram-se, num dos agrupamentos de escolas, 92 crianças com necessidades de saúde variadas, sendo as patologias do foro respiratório as prevalentes e a asma a mais significativa. Ao estudar as crianças com asma, verificou-se que 18,5% delas não são seguidas em consulta de especialidade, sendo as que mais recorrem ao serviço de urgência; nenhuma criança tem plano de saúde individual instituído; e a totalidade está diariamente em presença de inúmeros factores precipitantes de asma, quer no ambiente doméstico, quer no escolar. Decorrente deste diagnóstico de situação, definiram-se objectivos e actividades, que visaram fazer face a esta problemática. Deste modo o I e II módulos de estágio tiveram como principais objectivos: promover o encaminhamento das crianças asmáticas não seguidas em consulta de especialidade; estabelecer planos de saúde individuais às crianças com asma; promover a aquisição de capacidades e conhecimentos sobre asma à comunidade local e intervir em factores de risco ambientais de asma no ambiente escolar. Para a consecução destes objectivos foi agilizado o encaminhamento das crianças asmáticas não seguidas em consulta de especialidade, foram realizadas visitas domiciliárias, desenvolvidas sessões de esclarecimento sobre asma e construído e implementado um “Manual de Boas Práticas de Higienização do Ambiente Escolar”. O III módulo de estágio foi realizado na Câmara Municipal de Peniche, integrando o projecto GPS – Gestão de Proximidade para a Sustentabilidade. Processou-se a partir das necessidades sentidas pela equipa multidisciplinar, de modo a proporcionar uma resposta mais eficaz, a uma problemática existente em bairros de habitação social da cidade. Desta problemática, destaca-se que dos agregados familiares estudados, 20% são constituídos por elementos com dependência nas actividades de vida diária e consumo de substâncias ilícitas; cerca de 50% são constituídos por elementos com idade >18 anos, que não têm nível de escolaridade adequado à idade; em 40% existe situação de desemprego e 74% têm um rendimento per-capita (mensal) <189.52€. Perante estes resultados, foi realizada uma intervenção na problemática de uma família, recorrendo-se ao Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar, tendo-se desenvolvido um plano de cuidados de enfermagem dirigido à família, com base nos diagnósticos de enfermagem elaborados, a fim de fazer face às necessidades identificadas