Browsing by Author "Silva, Carolina Cardoso Pinto Ferreira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Adequação de uma Plataforma de Gestão de Competências ao Ensino Superior : identificação de requisitos globaisPublication . Silva, Carolina Cardoso Pinto Ferreira da; Andrade, António Manuel Valente deA Gestão de Competências é hoje um tópico de importância crescente na Gestão de Recursos Humanos. Verifica-se que as escolas e, em particular as Universidades, preparam técnica e cientificamente os cidadãos para o mercado de trabalho, dando progressiva atenção ao valor de uma outra esfera de competências, vulgarmente designadas por transversais ou soft skills. Numa sociedade global e competitiva, a articulação profícua entre a universidade e a empresa é um factor relevante no prestígio das Instituições de Ensino Superior (IES) e na estratégia de marketing e comunicação que daí advém. Neste contexto, a complexa Gestão das Competências desenvolvidas nos seus estudantes e a identificação das competências que o mercado solicita, é uma área de substantiva importância que só um suporte tecnológico sofisticado pode apoiar. O presente trabalho desenvolvido no âmbito do Trabalho Final de Mestrado, modalidade de relatório de estágio, tem como objectivo central a identificação dos requisitos essenciais necessários a uma IES para a adoção de uma plataforma informática que apoie na Gestão das Competências dos seus alunos. Com base num desenho metodológico guiado pela Soft Systems Methodology (SSM) o trabalho de estágio permitiu construir um quadro teórico sobre a Gestão por Competências de modo a perceber a relevância da temática, nas instituições modernas e globais, a funcionar em rede, mas também, estudar sua relevância particular e específica nas IES no contexto atual. Possibilitou igualmente a identificação de plataformas informáticas que procuram facilitar a Gestão de Competências através da sua medida e avaliação. Com suporte no caso da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa foram identificados requisitos globais para a adequação do Matchinglab a uma IES. odemos ressalvar que O percurso aqui sintetizado permitiu concluir que pela viabilidade de adaptação da proposta Machinglab, definidos os níveis de integração da informação, perfis de acesso, e identificados os impactos organizativos, no contexto das IES.