Browsing by Author "Serra, Aida Maria da Silva Abreu"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprender a comunicar através do toque : experiências dos estudantes de enfermagem em ensino clínicoPublication . Serra, Aida Maria da Silva Abreu; Pereira, Luciane LucioEste estudo surge das nossas preocupações enquanto enfermeiras e docentes e, vem na sequência da necessidade de compreender como os estudantes de enfermagem experienciam a comunicação através do toque, durante o Ensino clínico. É um estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa. Partimos para este estudo com a seguinte questão: Quais as estratégias, identificadas pelo estudante, como facilitadoras do toque no processo de ensino-aprendizagem do estudante de enfermagem? Para a colheita de dados, utilizámos a entrevista semiestruturada, gravada em suporte magnético, a 24 estudantes do primeiro ano e a 12, do segundo ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, tendo sido feita a sua análise através da técnica de análise de conteúdo, seguindo a orientação preconizada por Bardin (2009). A análise das narrativas revela-nos as experiências dos estudantes de enfermagem em Ensino clínico, relativamente às suas vivências ao tocar os doentes, as dificuldades na comunicação com o doente e ainda, as estratégias utilizadas para superarem as dificuldades, durante o Ensino clínico. Podemos concluir que os estudantes de enfermagem no relacionamento com o doente, quer verbal quer através do toque, vivenciaram: experiências relacionais positivas, experiências relacionais negativas, experiências de cuidar singulares e experiências de cuidar e aprendizagem. Apurámos também que, as principais dificuldades relativas à comunicação verbal e ao toque, vivenciadas pelos estudantes na sua relação com os doentes, durante o Ensino clínico, surgiram devido ao impacto das situações singulares, do impacto do estado físico do doente, do impacto da situação emocional do doente e ainda, devido ao impacto das características biológicas do mesmo. Constatámos ainda que, os estudantes desenvolveram estratégias para superar dificuldades, através da utilização de estratégias comunicacionais, recorrendo à comunicação não verbal, e ainda optaram pela estratégia de fuga das situações, cuja comunicação verbal estava comprometida.