Browsing by Author "Rosado, Teresa Maria Silveira Paio Pinheiro"
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- Rebranding em tempos de pandemia : um risco ou um investimento estratégico? Caso Urban FoodsPublication . Rosado, Teresa Maria Silveira Paio Pinheiro; Victorino, Mariana Hidalgo Barata MartinsPerante o imprevisto de uma crise originada por uma pandemia global que paralisou a Economia, a marca portuguesa de snacks, Urban Foods, criada em 2018 como Urban Nature, decide reinventar-se nesta altura tão incerta, passando por um processo de rebranding. Para uma marca emergente e com projetos de expansão e internacionalização interrompidos ou suspensos devido às consequências do vírus SARS-CoV-2, esta crise teve efeitos extremamente negativos, obrigando a empresa a adaptar-se e reinventar-se. Numa fase em que as empresas se retraíram, suspenderam investimentos e recuaram nos projetos de inovação para se focarem nas operações estritamente necessárias, a Urban Foods apostou no caminho oposto. A sua equipa, contrariando as adversidades, identificou neste momento novas oportunidades para inovar e investir no seu crescimento e maior engagement com o consumidor, ao mesmo tempo que se preparava para os futuros desafios. Assumindo os riscos deste projeto, a Urban Foods vira-se para o Mercado, para os seus concorrentes, inspira-se nas tendências atuais e ouve o seu maior aliado, o consumidor, para assim definir uma estratégia de rebranding forte, moderna, e com maturidade para enfrentar os desafios de um Mercado mais desafiante e exigente do que nunca. O objetivo deste projeto de pesquisa é perceber como é que, perante uma situação de pandemia mundial, a Urban Foods decide aproveitar este momento para investir e inovar, passando por um processo de rebranding. Após uma revisão de literatura focada nos principais autores nas áreas do Branding, Rebranding, Inovação, Desenvolvimento de Produto e Crise, partiu-se para uma investigação empírica utilizando uma metodologia qualitativa assente em quatro pilares: Observação Participante (estágio), um Estudo de Caso e um Questionário a consumidores e Entrevistas em Profundidade às responsáveis da marca. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que, embora os riscos inerentes a qualquer crise tenham de ser tomados em consideração, a inovação e o investimento provaram, neste caso, ser um caminho que as empresas devem estar sempre predispostas a seguir. No caso da Urban Foods, esta decisão baseou-se numa combinação de processos que deram solidez e consistência à tomada de decisão de optar por rebranding.