Browsing by Author "Rodrigues, Pedro"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Evaluation of lead i ECG features discriminant power for cardiac diseases identificationPublication . Pereira, Renato; Rodrigues, Pedro; Bispo, Bruno C.This work proposes to analyze the capacity of several ECG features ofLead I to discriminate 28 pairs of study groups, combining 7 patholog-ical groups and 1 control group, presented in the PTB Diagnostic ECGDatabase. For each pair, it was achieved an accuracy between 66.7% and96.9% using feature selection algorithm and SVM classifiers.
- A internet das coisas como uma ferramenta auxiliar no ensino superiorPublication . Magalhães, Andreia Maria Beça; Alves, José Matias; Andrade, António; Rodrigues, Pedro; Batista, PatríciaA Internet das Coisas (IdC) é essencialmente constituída por uma rede de objetos e dispositivos físicos que, como têm capacidade computacional e de comunicação via WEB, são capazes de recolher e transmitir dados de forma autónoma. Esta possibilidade tem sido utilizada, por exemplo, em sistemas remotos de telemedicina e monitoramento de pacientes. De forma a verificar se a IdC tem potencial para promover uma aprendizagem ativa de natureza interdisciplinar que promova o trabalho em equipa, o desenvolvimento de projetos e competências de comunicação científica no ensino superior, surgiu esta prova de conceito, de cariz misto, resultado do trabalho conjunto entre a Faculdade de Educação e Psicologia e a Escola Superior de Biotecnologia, ambas da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto. Para tal, um grupo de alunos do curso de Bioengenharia, através da integração dos conhecimentos e competências adquiridas, desenvolveu um dispositivo eletrónico, controlado por um microcontrolador do tipo arduino, para monitoramento de sinais vitais, frequência cardíaca e oxímetro, com a plataforma SOLL, Smart Objects Linked to Learnings, servindo como interface WEB. A partir dos dados recolhidos, provenientes de técnicas de observação e inquérito por questionário, verifica-se que a maioria dos alunos não conhecia a ferramenta e os que conheciam poucos já tinham utilizado. No entanto, os estudantes foram unânimes em considerar a ferramenta versátil, inovadora, intuitiva, com potencial para a aplicação prática e útil dos conteúdos ministrados em sala de aula.