Browsing by Author "Rodrigues, Mariana Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A lecionação da UL3 : «A Partilha do Pão», como experiência pedagógica de promoção da empatiaPublication . Rodrigues, Mariana Marques; Palma, Alexandre Coutinho Lopes de Brito; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de SáO presente relatório final conclui a Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada nos Salesianos de Manique – Escola, no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas. Dá destaque à lecionação da Unidade Letiva 3, A Partilha do Pão, integrada no programa do 6.º ano de escolaridade de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), como contributo para a experiência pedagógica de promoção da empatia. A Empatia é uma emoção moral presente em todos os seres humanos, desde o seu nascimento, desenvolvendo-se ao longo do crescimento da criança. Enquanto capacidade de se colocar no lugar do outro, a empatia não se manifesta de forma automática na pessoa. Apesar de lhe ser inata, a mesma necessita de ser trabalhada nos vários núcleos sociais em que a criança ou jovem se encontra, nomeadamente a família e a escola. Tendo em conta o itinerário que a Unidade Letiva 3 oferece na ótica da refeição, tornou-se pertinente analisar como a empatia se manifesta neste momento tão particular de encontro e que repercussões esta análise pode ter no contexto da lecionação da unidade, com o apoio de estratégias pedagógicas eficazes, como é o caso do jogo. Entre várias conclusões, este trabalho confirma a pertinência desta unidade letiva lecionada no desenvolvimento da capacidade empática nos alunos, pois promove a descoberta de si e da necessidade de ir ao encontro do outro que está na periferia, mostrando a responsabilidade que cada um tem no cuidado do outro, na construção do bem comum e na implementação de uma cultura que seja verdadeiramente de encontro.