Browsing by Author "Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis Machado"
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- Uma imagem vale quantas palavras? Com um estudo comparativo sobre conceções e práticas visualmente orientadas na educação para surdosPublication . Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis Machado; Andrade, Ana Mineiro de; Holmström, IngelaNa educação para surdos a visão é considerada a via preferencial de acesso à informação e os próprios surdos acreditam serem “aprendentes visuais”. As estratégias visualmente orientadas estão na base das opções pedagógicas junto desta população escolar. No entanto, as dificuldades no percurso escolar de alunos surdos têm sido estudadas e, o ensino à distância em período de confinamento abriu novos debates sobre os desafios para surdos e professores em modalidades virtuais de ensino, sobretudo, sobre o que se revela ineficaz na prática docente. Quisemos, inicialmente, conhecer as crenças dos professores de alunos surdos num tipo de visualidade acrescida e como pode esta induzir na crença e investimento num estilo visual de aprendizagem, e outros neuromitos relacionados com a forma como o cérebro aprende. Foi assim realizado o Estudo de Perceção entre professores portugueses e suecos (n=133), cuja metodologia escolhida se revelou pertinente pela reconhecida aproximação entre os dois países no período inicial de implementação de educação para surdos em Portugal. Os resultados entre grupos coincidem na crença de que os surdos possuem visuais capacidades acrescidas quando comparados com os pares ouvintes, que demonstram desfasamento no progresso escolar e que possuem mais dificuldades na manutenção da atenção e concentração na sala de aula. A prevalência de falsas crenças é semelhante entre países, ainda que as perceções sobre o tipo de dificuldades na escolaridade dos surdos difiram entre contextos. A partir de um primeiro estudo, desenvolvemos um segundo usando um design quasiexperimental junto de três grupos (n=51) de surdos e ouvintes, com e sem fluência em Língua Gestual Portuguesa. O estímulo videográfico usado, análogo ao de uma aula no regime de ensino à distância, revelou correlações entre a ineficácia do material multimédia apresentado, níveis de fadiga substancial após a tarefa (aula) e prejuízo na capacidade de evocação da informação transmitida (teste). Esta correlação foi verificada em dois dos três grupos de participantes, sendo que no grupo de controle não se verificou um aumento de fadiga pós tarefa nem prejuízo nos resultados do teste de conhecimentos. Pelo exposto nesta tese, sublinhamos a necessidade de aprofundar a compreensão dos mecanismos da cognição visual e potencial para conceber estratégias visualmente orientadas mais eficazes junto de alunos surdos. Também importa conhecer mais sobre as dimensões que poderão estar a agravar o desfasamento no percurso escolar desta população em períodos de e-learning, bem como sobre as possíveis implicações da fadiga em contexto profissional e na relação com a saúde e bem-estar psicossocial dos dois grupos que mais se evidenciaram em risco de sobrecarga cognitiva no nosso segundo estudo.