Browsing by Author "Rodrigues, Filipa"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Ambidextrous leadership, paradox and contingency: evidence from AngolaPublication . Cunha, Miguel Pina e; Fortes, Armanda; Gomes, Emanuel; Rego, Arménio; Rodrigues, FilipaThe study departs from two assumptions. First, it considers that organizations, their leaders and the HRM function are inherently paradoxical and that, in that sense, dealing with paradox is a necessary component of the leadership process which requires ambidexterity capabilities. Second, it explores whether the paradoxes of leadership may manifest differently in different contexts. We explore the emergence of paradox in the leadership of Angolan organizations. Angola is an economy transitioning from a centrally planned to a market mode, and this makes it a rich site for understanding the specificities of ambidextrous paradoxical processes in an under-researched, ‘rest of the world’, context. The findings of our inductive study led to the emergence of four interrelated paradoxes and highlight the importance of ambidextrous paradoxical work as a HRM contingency.
- Neuromitos nos diretores de agrupamentos escolares e o efeito de formação de curta duraçãoPublication . Rato, Joana; Ramos, Alexandra; Amorim, Jorge; Rodrigues, Filipa; Caldas, Alexandre CastroAos diretores de agrupamentos escolares, enquanto líderes empenhados na procura de excelência das práticas escolares, compete aprovar os planos de formação dos docentes (DecretoLei n.º 137/2012 de 2 de julho), pelo que se torna de especial importância que estes profissionais estejam cientificamente atualizados por forma a tomar as melhores decisões. Em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE) foi realizado o seminário “Processos de aprendizagem abordados na interligação de três áreas de estudo: as Neurociências, a Psicologia e as Ciências da Educação” que contou com a participação de 91 diretores de agrupamentos escolares de norte a sul do país. Esta ação de formação de curta duração realizou-se num formato à distância e foi concebida para esclarecer o que a ciência transdisciplinar informa sobre o que já foi mensurado e o que é especulação. Foi aplicado um questionário, antes e depois da formação, constituído por 17 mitos e 17 factos com o objetivo de verificar como os itens seriam classificados. Recolhemos dados de 57 diretores antes da formação e de 34 após a formação e foram encontradas diferenças significativas no grupo que respondeu no final da formação tendo sido mais preciso na identificação dos neuromitos apresentados. Conclui-se que estas ações, mesmo de curta duração, podem desconstruir mitos que ainda circulam em contextos escolares.