Browsing by Author "Rocha, Mafalda Sofia Nogueira da"
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- A influência das lideranças intermédias nas culturas escolaresPublication . Rocha, Mafalda Sofia Nogueira da; Cabral, Maria Ilídia de MeirelesA presente dissertação incide sobre a relação existente entre lideranças intermédias e culturas escolares, procurando-se compreender em que medida estas são influenciadas pelos múltiplos e distintos modos de se exercer a liderança. Reconhecendo-se, em função da literatura consultada, como inegável a relação referida, procurou-se entender em que medida a implicação, o envolvimento e compromisso dos docentes nas instituições nas quais lecionam dependem dessa influência. Iniciou-se a pesquisa com uma análise de literatura relativa ao tema, perspetivando-o à luz das racionalidades organizacionais e correlatas lógicas procedimentais, compreendendo-se que instituições escolares regidas por racionalidades burocráticas, políticas ou debilmente articuladas dão origem a culturas escolares próprias e pressupõem modos de liderança específicos. De seguida, e também em função da literatura revista, procurou-se compreender distintos modos de se exercer a liderança – diretivas, instrucionais, distribuídas e não distribuídas, carismáticas ou inspiradoras, servidoras, transformacionais e sustentáveis – e os seus efeitos nas culturas de escola. Por fim, e considerando-se o princípio segundo o qual as emoções condicionam as perceções, e estas as atitudes e comportamentos, procurou-se compreender em que medida a motivação depende da natureza da relação estabelecida entre aqueles que exercem a liderança e aqueles que à mesma estão expostos. Após revisão feita, procedeu-se à aplicação de um questionário aos docentes, no sentido de os mesmos partilharem o modo como percecionam a influência sentida. As respostas dadas ao questionário foram, por sua vez, interpretadas com base nas lentes teóricas que integraram a 1ª e 2ª partes da dissertação. Após análise balizada dos dados recolhidos, confirmou-se a tese segundo a qual a motivação, o envolvimento, o vínculo e compromisso sentidos por parte dos agentes educativos podem ser positiva e/ou negativamente influenciados pelos modos de relação estabelecidos pelas lideranças. A confiança depositada e o reconhecimento prestado iii parecem constituir pedras basilares para a edificação de uma cultura escolar com a qual todos se identifiquem porque dela se sentem coautores. Ainda relativamente à realidade em estudo, considera-se que os inquiridos, na generalidade, reconhecem uma presença efetiva por parte das lideranças no quotidiano escolar, outorgando-lhes também uma função orientadora das práticas educativas que se pretendem implementar.