Browsing by Author "Rocha, Isabel Cristina Pinela da"
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- No silêncio das palavras... : o gesto consentido!Publication . Rocha, Isabel Cristina Pinela da; Baptista, José Afonso NunesEste trabalho é um estudo de caso sobre mutismo seletivo, certamente uma das problemáticas mais invulgares, desconcertantes e desafiadoras da medicina e da educação. Envolve crianças em idade escolar e a realidade mostra-nos quão diversa e única é a vivência desta síndrome, o que dificulta não só o diagnóstico mas também a definição de estratégias de tratamento. O desafio e objetivo central do estudo consiste em verificar em que medida a arteterapia constitui uma resposta adequada para os problemas de mutismo seletivo. A revisão da literatura dirige-se para este objetivo e abrange especialmente estes dois campos: mutismo seletivo e arteterapia. Refletindo sobre uma breve visão histórica da arteterapia, procuramos entender qual foi e poderá ser o papel da arteterapia na criança com mutismo seletivo, perceber de que forma pode a arteterapia ajudar a criança que se confronta com este problema. A arteterapia, sendo um processo terapêutico, utiliza técnicas de expressão e criação artística com a intenção de atenuar o sofrimento e recuperar o indivíduo. Naturalmente será uma mais-valia, um excelente recurso nas escolas, no combate à inadaptação ao meio, aos comportamentos desviantes, ao insucesso e abandono escolar, no entanto é necessário romper com mentalidades retrógradas para poder evoluir e proporcionar bem-estar. É imprescindível uma mudança de atitudes. Neste estudo, adotámos uma metodologia de investigação qualitativa com base na observação direta de sessões de arteterapia e nas entrevistas à professora titular de turma e aos pais da criança em dois momentos diferentes. Para a realização deste trabalho optámos pelo estudo de um caso único, de uma criança com diagnóstico de mutismo seletivo, a frequentar uma Escola Básica de 1º Ciclo. Os resultados demonstram, em linhas gerais, que a arteterapia desempenha de facto um papel preponderante, ativo e facilitador na possibilidade de transformação e desenvolvimento pessoal num caso específico de uma família com uma criança com mutismo seletivo. As sessões de arteterapia foram benéficas para a aluna, como forma de atenuar o sofrimento e proporcionar bem- estar.