Browsing by Author "Rocha, Francisco Delgado Bento"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As campanhas de marketing da Federação Portuguesa de Futebol e a reputação das modalidades do futebol em PortugalPublication . Rocha, Francisco Delgado Bento; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA importância de uma marca ter uma reputação positiva torna-se especialmente relevante num contexto como o atual, marcado pela grande influência das redes sociais, em que uma pessoa apenas com um comentário tem o poder de influenciar positiva ou negativamente a forma como a marca é percecionada pelo público em geral. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo responder à pergunta: Será que as campanhas de marketing da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ajudam a promover uma reputação positiva das diferentes modalidades do futebol em Portugal? A escolha desta pergunta e deste tema para investigar visa trabalhar numa temática pouco explorada até à data em termos de investigação no nosso país, a comunicação e o marketing desportivo. A investigação parte de uma revisão de literatura que pretende, em primeiro lugar, compreender o marketing e o novo consumidor. Segue-se um segundo capítulo no qual apresentamos conceitos e noções relevantes sobre reputação, identidade e imagem de uma organização, bem como as diferenças e complementaridades entre as três noções. Por fim, no último capítulo abordamos a relação entre o marketing e o desporto. Na segunda parte da dissertação, apresenta-se a investigação empírica, tendo-se utilizado uma abordagem mista. Realizou-se um inquérito que teve 204 respostas; três entrevistas a profissionais da área desportiva; e ainda uma análise de conteúdo a campanhas de marketing da marca FPF. A análise e reflexão finais permitem concluir que a marca FPF tem uma reputação positiva e que as suas campanhas de marketing, entre outros fatores, ajudam a promover uma boa reputação das modalidades do futebol em Portugal.