Browsing by Author "Ribeiro, Paulo Jorge Ferreira"
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- Estudo sobre a utilização de dispositivos móveis em contexto de práticas de ensino supervisionada : relatórioPublication . Ribeiro, Paulo Jorge Ferreira; Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesAs tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão associadas a uma das mais significativas mudanças económicas, políticas e sociais ocorridas na sociedade do século XX e início do século XXI. A interação entre as pessoas e as organizações através das TIC permitiu a construção de um novo tipo de sociedade: a Sociedade da Informação. Este desenvolvimento social, potenciado pelas novas tecnologias, nomeadamente a capacidade de gerar e armazenar as próprias informações, bem como difundi-las, e ter acesso às informações de terceiros, provocaram alterações nas atitudes e no comportamento, mudando com isso também a cultura e os costumes da sociedade. O meio escolar não foi exceção. O modelo de ensino tradicional, onde o professor é o único meio de transmissão do conhecimento e o aluno apenas recetor dessa informação, quando comparado com o panorama atual, parece estar em discordância com as mudanças e transformações que ocorrem no mundo. Aqui, os professores assumem um papel fundamental: o de motivar e promover um aluno ativo e agente da sua própria aprendizagem. A escola de hoje está repleta de alunos cada vez mais exigentes. A presença cada vez mais constante das novas tecnologias dificulta a tarefa do professor conservador que apenas usa o seu conhecimento e o “quadro negro” como instrumentos de aprendizagem. A realidade dos alunos entra em choque com a resistência do professor conservador e as inevitáveis reclamações surgem de todos os lados, sob a justificação de estes aparelhos dificultarem a concentração e prejudicarem a aprendizagem. Serão as novas tecnologias as causadoras do insucesso? Não será a resistência ao uso da tecnologia fator potenciador de mais desmotivação e conflitos? É justamente a essas questões que o presente relatório procurou dar resposta, alertando ao mesmo tempo para as novas oportunidades de aprendizagem que poderão estar ao alcance de todos os professores. Basta querer.