Browsing by Author "Resende, Ana Maria Vieira Soares de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Promoção de práticas de literacia familiar para o desenvolvimento da criançaPublication . Resende, Ana Maria Vieira Soares de; Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus SilvaIntrodução: A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), integra o termo “Literacia” no eixo dos focos, definindo-a do ponto de vista do conceito, como “Capacidade” (OE, 2015). Contudo, a intervenção de enfermagem “promover a literacia” carece de sistematização e evidência científica que fundamente a sua implementação efetiva. A promoção do contacto precoce da criança com atividades de literacia, cria a oportunidade de esta adquirir desde logo, competências da componente compreensiva, comunicativa e funcional da linguagem escrita, (competências deliteracia emergente), facilitadoras da aprendizagem formal das capacidades básicas de leitura, escrita e cálculo que sustentam a literacia ao longo do ciclo de vida. Este campo específico do conhecimento de enfermagem, relacionado com estratégias inovadoras de educação para a saúde promotoras da aquisição de competências de literacia emergente, integram o objetivo da consulta de saúde à criança, aos cinco anos de idade, de acordo com o Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil (PNSIJ, 2013), em Portugal. Objetivo: Construir um programa de promoção de práticas de literacia familiar, de modo a que os enfermeiros nos CSP, possam dotar os pais/figuras parentais com crianças entre os seis meses e os cinco anos de idade, de conhecimentos, atitudes e práticas promotoras de competências de literacia emergente, com repercussões positivas no desenvolvimento integral da criança. Método: O estudo desenvolveu-se em duas fases metodológicas distintas, com duas etapascada. Na primeira fase, reuniu-se a evidência científica proveniente da Revisão Integrativa da Literatura (RIL), em relação a estratégias e atividades de literacia promotoras no contexto familiar, de competências de literacia emergente a crianças entre os seis meses e os cinco anos de idade. Ainda nesta fase do estudo, procedeu-se a análise de conteúdo dos dados obtidos com a aplicação de um questionário autoadministrado aos enfermeiros nos CSP. Os resultados da primeira fase do estudo integraram a construção da proposta inicial do programa de “Promoção de Práticas de Literacia Familiar para o Desenvolvimento da Criança” (PPLFDC). Na primeira etapa da segunda fase, realizou-se a validação desta proposta por peritos, através da Técnica de Delphi. Na segunda etapa, procedeu-se à construção da versão final da matriz operativa do programa de PPLFDC. Resultados: Da RIL destaca-se como práticas de literacia familiar, com uma relação mais significativa com a literacia emergente, a leitura partilhada de histórias e a exploração do material escrito com a criança, e a importância da qualidade afetiva nas interações adulto/criança nestas atividades de literacia familiar. Na avaliação do desenvolvimento da criança, constatou-se na análise de conteúdo, que é nas idades-chave dos 4 e 5 anos, que se observa uma maior atenção dos enfermeiros ao parâmetro “Linguagem”. Da apreciação dos peritos, através da Técnica de Delphi, obteve-se elevada concordância com a proposta inicial da matriz do programa, acompanhado de um elevado consenso em relação às respostas obtidas permitindo, assim, a construção da versão final do programa de PPLFDC. Este foi construído e é operacionalizado, através de um conjunto articulado de intervenções, resultados esperados e atividades de enfermagem, definidos de acordo com a CIPE®versão 2.0 (OE, 2015), sustentado também nos diferentes componentes da CIPE® e nos pressupostos da literacia emergente. Conclusão: Sugerimos formação específica aos enfermeiros nos CSP para a sensibilização e implementação do programa de PPLFDC como cuidado antecipatório a promover, facilitador da avaliação do desenvolvimento integral da criança (domínio cognitivo-linguístico, com repercussões positivas na avaliação dos domínios psicomotor e psicossocial). A ampliação do conhecimento em Enfermagem face à promoção de práticas de literacia familiar enquanto estratégia inovadora de educação para a saúde para o desenvolvimento da criança, é relevante para a prática de enfermagem para a prestação de cuidados à criança/família nos CSP. Por isso, e a curto prazo, é desejável a integração no catálogo CIPE®, dos subconjuntos de intervenções, atividades e resultados esperados de enfermagem, que constituem a matriz operacional do programa.