Browsing by Author "Querido, Ana Isabel Fernandes"
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- Hope-based interventions in chronic disease: an integrative review in the light of NightingalePublication . Laranjeira, Carlos António; Querido, Ana Isabel Fernandes; Charepe, Zaida Borges; Dixe, Maria Dos Anjos Coelho RodriguesObjective: To identify the available evidence in the scientific literature about the strategies or interventions used to promote hope in people with chronic diseases. Method: An integrative literature review of literature published between 2009-2019, which was conducted in online browsers/databases: b-On, EBSCO, PubMed, Medline, ISI, SciELO, PsycINFO, Google Scholar. Forty-one studies were found, of which eight met the inclusion criteria. Results: Most studies used a quantitative approach. There was a predominance of studies from Asia and America, addressing patients with multiple sclerosis, diabetes, congestive heart failure, and cancer. Hope-based interventions were categorized by the hope attributes: experiential process, spiritual/transcendence process, rational thought process, and relational process. Conclusion: Hope-based interventions, in its essence, are good clinical practices in the physical, psychological, social and spiritual domains. This is congruent with the vision of nursing, first proposed by Florence Nightingale. There seem to be gaps in the literature regarding specific hope promoting interventions.
- A promoção da esperança em fim de vida : avaliação da efetividade de um programa de intervenção em pessoas com doença crónica avançada e progressivaPublication . Querido, Ana Isabel Fernandes; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesA Esperança é essencial na experiência de viver com a doença crónica avançada e progressiva. Manter a esperança em situações de sofrimento físico, psicológico, espiritual e social requer uma gestão das condições facilitadoras e inibidoras da esperança, num equilíbrio que pode ser muito difícil conseguir sem a ajuda de profissionais competentes. A promoção da esperança enquanto foco da área de atenção de Enfermagem é imperativa na prática dos enfermeiros que cuidam de doentes em situação de fim de vida, capaz de produzir resultados no aumento do conforto e da qualidade de vida. No entanto as intervenções dirigidas à promoção da esperança são frequentemente inespecíficas na sua natureza, pouco adaptadas às reais necessidades dos doentes e de efeito difícil de avaliar. Com o objetivo de desenvolver e testar um programa de promoção de esperança para as pessoas com doença crónica avançada e progressiva, realizou-se este trabalho composto por quatro estudos: - O primeiro permitiu adaptar à realidade portuguesa e validar os instrumentos de medida de esperança (HHI) conforto (HCQ) e qualidade de vida (MQOL) numa amostra de 205 doentes em fase paliativa em diferentes contextos. Os resultados permitiram obter instrumentos válidos, com boas capacidades psicométricas, capazes de medir a eficácia de intervenções nestas variáveis; - O segundo visou o estudo das características da esperança, conforto e qualidade de vida (QV) na mesma amostra, para identificar a relação entre estas variáveis e os fatores mediadores. Os resultados permitiram identificar as necessidades de esperança dos doentes e as condições sociodemográficas e clínicas influentes na sua esperança, que foram tidos em consideração na criação do programa de intervenção. O objetivo do terceiro estudo foi construir um programa de intervenção de Enfermagem para promover a esperança a partir da revisão da literatura e dos resultados do estudo anterior. O Programa de Promoção de Esperança (PPE) cumpre as premissas das intervenções de enfermagem efetivas. No quarto estudo testou-se a efetividade do PPE nas variáveis esperança, conforto e QV, num desenho experimental longitudinal do tipo préteste – pós teste ao longo de um mês. A amostra de 26 doentes em fase paliativa foi randomizada em dois grupos equivalentes e a aplicação do programa foi realizada no domicílio a um dos grupos. Os resultados são favoráveis à efetividade do PPE na promoção da esperança, com efeitos positivos no conforto e na QV. Os resultados contribuem para uma prática mais efetiva, um ensino mais dirigido às intervenções autónomas e para uma investigação mais produtiva.