Browsing by Author "Pisoeiro, Alexandra Raquel Rodrigues"
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- Desafio ou ameaça? : preditores da manutenção da prática de exercício físicoPublication . Pisoeiro, Alexandra Raquel Rodrigues; Carvalho, Rui Filipe Gaspar de; Godinho, CristinaApesar de na sociedade atual, existir maior conhecimento da importância e benefícios da prática regular de exercício físico, nem sempre essa prática adquire a desejável regularidade, algo fundamental para a manutenção da saúde. Partindo deste problema, o presente estudo teve como objetivo analisar os preditores da manutenção da prática de exercício físico em contexto de ginásio, tais como as regulações motivacionais, a perceção de exigências colocadas por esta prática, bem como o efeito moderador da perceção dos recursos na relação entre perceção de exigências e manutenção. O estudo de caráter longitudinal, decorreu em dois momentos, entre 3 e 25 de Março de 2020 correspondendo ao início da pandemia por COVID-19 em Portugal (T1) e entre 10 e 27 de Abril de 2020 ao período de confinamento domiciliário (T2). Foi conduzido um inquérito com base em questionários disponibilizados na plataforma online Qualtrics, explorando alterações na manutenção comportamental em co-ocorrência com alterações do contexto, não inicialmente previstas nos objetivos do estudo. Participaram 90 praticantes de exercício físico em ginásio em T1 e 42 em T2. Os indicadores psicométricos da Escala de Perceção de Exigências e de Recursos adaptada revelaram-se adequados. Houve uma maior perceção de recursos do que exigências em relação à prática de exercício físico em contexto de ginásio, conducente a uma perceção da situação enquanto desafio. A motivação controlada revelou ser um preditor positivo, e a perceção de exigências e recursos como preditores negativos da manutenção da prática de exercício físico. Contudo, o papel de moderador da perceção de recursos na relação entre a perceção de exigências e a manutenção foi refutado. Os resultados encontrados sugerem fatores potenciais para a manutenção da prática de exercício físico em ginásio ao utilizar uma abordagem biopsicossocial focada na potenciação de recursos, ainda não aplicada neste contexto específico.