Browsing by Author "Pinto, Marta Rosendo da Costa"
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- A utilização da narrativa digital no auxílio da aprendizagem das TIC: um estudo de caso com alunos do 7.º ano de escolaridadePublication . Pinto, Marta Rosendo da Costa; Cruz, Sónia Catarina da SilvaO presente relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Informática da Universidade Católica Portuguesa, em Braga. Nele pretendemos debruçar-nos sobre o percurso formativo por nós seguido, descrever e analisar a prática docente em contexto de estágio profissional, apresentar a nossa reflexão sobre as experiências de ensino realizadas no âmbito do mestrado e a investigação sobre um tema relevante para a prática profissional. Realizámos um estudo de caso com a participação de 54 alunos do 7.º ano do Ensino Básico no âmbito da disciplina de TIC, numa escola situada em Braga. Estes tinham como missão construir as suas próprias narrativas digitais com recurso a uma das ferramentas Web 2.0 (GoAnimate, Movie Maker e PowToon). Com este estudo pretendíamos perceber as potencialidades das narrativas digitais no ensino e de que forma estas poderiam servir de suporte à aprendizagem em conteúdos relacionados com as TIC. Depois de uma revisão teórica sustentada em múltiplos autores, procedemos à construção de um instrumento de recolha de dados apropriado à nossa pergunta de partida. A fase de recolha de dados foi levada a cabo através de dois inquéritos por questionário, uma grelha de observação e análise documental, no sentido de apurar em que medida a criação de histórias digitais pode potenciar aprendizagens significativas na disciplina de TIC. A análise dos resultados do estudo foi conclusiva e permitiu atentar para diferentes aspetos. Para além de demonstrar que 75,9% dos alunos considerou que a criação de histórias digitais facilitou a aprendizagem dos conteúdos de TIC, revelou que quando utilizada como método de ensino potencia aprendizagens significativas e desenvolve competências gerais e transversais, promovendo o trabalho autónomo e responsável. Constatámos ainda que 85,1% dos alunos considerou a atividade de criação de histórias digitais muito desafiante/desafiante. Esta atividade encoraja os alunos a aprender de forma ativa, colaborativa e significativa, despertando consideravelmente o interesse e promovendo o empenho para a aprendizagem.