Browsing by Author "Pereira, Maria do Carmo da Silva Figueiredo"
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- Promoção da saúde nos curricula de enfermagem : conhecimento dos professores e sentidos atribuídos pelos estudantesPublication . Pereira, Maria do Carmo da Silva Figueiredo; Amendoeira, José PenedosA Declaração de Munich (2000) solicitou a inclusão explícita da Promoção da Saúde nos curricula de enfermagem, para fortalecer a enfermagem na Europa, no domínio da saúde pública, Promoção da Saúde e desenvolvimento da comunidade, apelando ao desenvolvimento de competências dos estudantes para serem promotores de saúde no século XXI. A evidência científica releva que se deve constituir num grande tema nos curricula de graduação e de pós-graduação, para produção de profissionais com credibilidade junto da comunidade científica. Estes são os pressupostos que nos conduziram a este percurso de investigação. Pretendemos analisar os curricula de enfermagem, caracterizar o conhecimento dos professores sobre a Promoção da Saúde na conceção, desenvolvimento e avaliação curricular e identificar os sentidos atribuídos pelos estudantes à aprendizagem da Promoção da Saúde. A investigação foi desenvolvida em duas Escolas Superiores de Saúde e em unidades de saúde na Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e na Região de Saúde do Centro e em Unidades de Obstetrícia e de Pediatria nos Hospitais da área de implantação das Escolas. Envolveu setenta e nove participantes: dezassete professores e sessenta e dois estudantes. Utilizámos o método de estudo de caso múltiplo com pesquisa documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas a professores e estudantes, com tratamento dos dados através de análise de conteúdo e identificação e análise de domínios culturais. Da análise dos dados empíricos emergiram os temas: Aprendizagem da Promoção da Saúde centrada nos estudantes e intervenção contextualizada no domínio da Promoção da Saúde com as seguintes evidências: Professores e estudantes associam a Promoção da Saúde à mudança de comportamento e à prevenção das doenças; necessidade, por parte dos professores, de uma UC transversal ou não, com práticas simuladas; A Prática Baseada na Evidência como estratégia educativa utilizada pelos professores no 2º Ciclo é assistemática. O diagnóstico de saúde é relevado pelos professores, salientando a passagem de um foco individual nos cuidados, para um foco coletivo; os temas das sessões de educação para a saúde são sugeridos: pelos enfermeiros ou por parceiros e não pela comunidade; Os estudantes do 1º ciclo realçam a adequação de estratégias de comunicação e relacionais na interação com as pessoas, de modo a capacitá-las para o autocuidado.