Browsing by Author "Pereira, Maria de Jesus Meira da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Literacia da informação e formação de utilizadores na biblioteca escolar : estudo de casoPublication . Pereira, Maria de Jesus Meira da Costa; Nunes, Manuela BarretoInúmeros estudos advogam que quanto mais e melhor as pessoas lêem melhor será o seu desempenho nas mais diversas tarefas da vida em sociedade e mais elevado será o seu nível de literacia. Na sociedade actual, o acesso e o domínio da informação são desafios importantes que cabe à escola enfrentar. Assim é fundamental que a escola, em articulação com a biblioteca escolar, desenvolva actividades de uma forma concertada e que promova a aquisição de competências hoje fundamentais no domínio da literacia da informação. Neste sentido, a biblioteca escolar surge como um espaço nevrálgico dentro da escola, tornando-se um espaço de aprendizagem aberta. O professor bibliotecário deve proporcionar actividades de formação de utilizadores que permitam aos alunos a utilização adequada dos diferentes recursos que a biblioteca disponibiliza, contribuindo para o desenvolvimento de competências no âmbito da literacia da informação. É neste âmbito que se desenvolve o presente projecto de investigação-acção, cujo principal objectivo é demonstrar que as actividades de formação de utilizadores são vitais para que os alunos adquiram conhecimentos sobre o funcionamento e organização de uma biblioteca e para que aprendam e desenvolvam competências na área da literacia da informação. Para o efeito, e tendo por base um dos modelos de pesquisa adaptado pela rede das bibliotecas escolares, o modelo big six, realizámos um projecto de intervenção junto dos alunos do 5º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Viana do Castelo. Através da revisão da literatura e de acordo com os resultados obtidos na aplicação da grelha de observação e das actividades dinamizadas, concluímos que a biblioteca escolar, como espaço promotor de literacia e de apoio aos utilizadores para desenvolvimento de competências, contribui para a aquisição de conhecimentos sobre o funcionamento e organização da informação e proporciona o desenvolvimento de competências inerentes à sua correcta pesquisa e utilização no dia-a-dia, constituindo ainda o percurso necessário na aprendizagem do aluno de modo a alcançar o sucesso educativo. Tendo em conta os dados recolhidos, podemos ainda adiantar que, se a biblioteca escolar delinear um plano ou modelo de pesquisa e envolver toda a escola, consegue atingir os seus objectivos, concluindo-se que a formação de utilizadores no desenvolvimento da literacia da informação é decisiva neste processo.