Browsing by Author "Pereira, Fernanda Augusta de Freitas Esteves"
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- Envolvimento ativo/positivo da escola, família e comunidade na intervenção de alunos com psicopatologias e Necessidades Educativas EspeciaisPublication . Pereira, Fernanda Augusta de Freitas Esteves; Gonçalves, Armanda Paula CunhaO presente trabalho tem por objetivo estudar que respostas efetivas existem ao nível escolar, que, posteriormente, ajudem os alunos a fazer uma transição para a vida ativa de forma eficaz. Assim, o objetivo seria explorar os mecanismos de resposta da escola, junto de toda a comunidade envolvida, face a alunos com psicopatologias e necessidades educativas especiais (NEE). Atendendo ao facto de que na sociedade observamos a integração destes alunos em regime escolar normal, verifica-se que existe ao nível educativo um conjunto de limitações que o professor encontra relativamente às políticas educativas, organização da escola, organização do currículo, recursos/apoios humanos, ou ainda, aos recursos/apoios materiais, o que poderão levar à desmotivação da sua prática educativa por parte do professor. Por outro lado verifica-se uma desmotivação/desinteresse por parte dos alunos com NEE, cujos conteúdos das disciplinas são muito vagos, com um grau de dificuldade que não conseguem acompanhar e que lhes causa ainda mais revolta, desinteresse, desmotivação e por vezes, indisciplina na sala de aula. Após a análise de resultados obtidos na escala Child Behavior Checklist (CBCL), nas escalas de competências, os resultados obtidos, a nível da atividade social e escola os valores estão dentro dos parâmetros de nível clínico, sendo que, o score total também está situado no mesmo nível. Na Youth Self Report (YSR), os resultados obtidos nas escalas de competências, a nível da atividade social, os valores situam-se dentro dos parâmetros de nível clínico, sendo que, o Score total também está no mesmo nível. É de salientar que as pontuações mais altas/comuns aos três instrumentos utilizados, situam-se nos Problemas de atenção; Hiperatividade/Impulsividade; Comportamentos agressivos; e Isolamento /Depressão. Comparando os resultados obtidos nas escalas de competências (CBCL e YSR) foi possível constatar que os valores se situam a nível clínico. Após análise das entrevistas e Focus groups, as categorias de terceira ordem foram ordenadas da seguinte forma: 1.“Respostas que a escola disponibiliza como medidas educativas”; 2.Legislação em vigor para alunos NEE quanto às respostas/medidas educativas”; 3.“Percurso escolar do aluno”; 4. “Aplicação e avaliação das medidas educativas”; 5. “Transição para a vida ativa”; 6. “Percepção do Futuro do aluno”; 7. ” Perspetiva do aluno face ao ensino/aprendizagem”. Como conclusão da análise das entrevistas, de certa forma existe um consenso por parte do CT, dos AO e da M/EE ao nível do desconhecimento da legislação em vigor. È consensual ao CT, AO, e M/EE, no tocante às dificuldades de aprendizagem do aluno, no entanto, a família (M/EE) desculpabiliza os baixos resultados escolares com a falta de motivação para a escola, com a imaturidade do seu educando, com a excessiva carga horária. Denota-se uma passividade da familia face ao problema do aluno. De realçar a importância das respostas da comunidade no apoio à transição para a vida ativa e da pertinência dos conteúdos académicos desenvolvidos.