Browsing by Author "Passos, Filipa Manuela Lopes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Crianças, famílias e equipa educativa : jornadas de envolvimento das famílias e de aprendizagem das criançasPublication . Passos, Filipa Manuela Lopes; Simões, João Manuel FormosinhoEsta investigação enquadra-se no âmbito das pedagogias participativas – especiaficamente a Pedagogia-em-Particiapação (Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; Formosinho, Monge & Oliveira-Formosinho, 2016; Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013b; Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2001, 2013b; Formosinho & Pascal, 2016) – e foca o envolvimento das familias no quotidiano educativo e a aprendizagem das crianças, através da construção de uma equipa educativa de sala participativa. O estudo desenvolve-se ao longo de quatro anos letivos, nas valências de creche e educação pré-escolar do Centro Infantil Olivais Sul, situado em Lisboa. Sabe-se que o envolvimento das famílias das crianças na educação de infância pode assumir diversas formas. Este estudo centra-se na importância do envolvimento das famílias no quotidiano das aprendizagens das crianças. A metodologia da investigação situa-se no paradigma qualitativo, desenvolve-se através de um estudo de caso (Stake, 2012) de natureza praxeológica (Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016a) e utiliza o portfólio de desenvolvimento profissional da educadora e os portfólios individuais das crianças para revelar as jornadas de envolvimento parental pedagógico e as aprendizagens das crianças. A ética do estudo cumpre-se pelo consentimento por escrito dos encarregados de educação das crianças, da instituição e das auxiliares. O modo como se contrói a equipa educativa de sala tem múltiplos impactos: o estilo de interações desenvolvidas com as crianças e suas famílias; o bem-estar das crianças, famílias e profissionais; a forma como as famílias se envolvem; o desenvolvimento profissional da educadora e auxiliares. Pretende-se que o estudo tenha implicações para as políticas públicas e de formação de educadores e de auxiliares, assim como para as práticas pedagógicas em salas de creche e educação pré-escolar.