Browsing by Author "Paiva, Ana Paula Sintra Salvo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Universo em expansão... : a formação de activos com recurso a metodologias de eLearningPublication . Paiva, Ana Paula Sintra Salvo; Lagarto, José ReisA formação profissional contínua em Portugal deve ser amplamente estimulada, face à necessidade de adaptação das pessoas e das organizações às exigências decorrentes de uma presença competitiva na Sociedade Global, que será facilitada pelo acréscimo do capital de conhecimento que promoverem. O eLearning é um conjunto de metodologias e estratégias de desenvolvimento de ensino-aprendizagem sustentadas nas Tecnologias da Informação e Comunicação, facilitador do sucesso do percurso formativo e da transferência de competências para os contextos de trabalho, com um grande potencial na formação de activos. Em contextos de formação que integrem situações de ensino a distância, permite flexibilidade na gestão do tempo e redução da obrigatoriedade de deslocação física dos formandos, podendo implicar redução de custos. É porém necessário vencer resistências à utilização das Tecnologias no ensino e formação profissional em Portugal e promover a utilização do eLearning, tanto no lado da oferta como da procura, face ao seu potencial de sucesso, o que poderá ser facilitado através do estudo de casos de formação já realizados com activos portugueses. A partir de informação partilhada online, este trabalho elabora uma narrativa sobre o ensino e formação em contextos de eLearning em Portugal. Fundamenta-se a percepção de que o eLearning se encontra numa fase precoce de adopção, percorrendo indicadores e estudos sobre o ensino superior em Portugal. De investigação sobre representações de informantes em contextos de ensino superior, emergem conclusões sobre factores críticos na resistência a mudanças conceptuais e de práticas. Partindo de 67 teses de doutoramento sobre eLearning produzidas entre 2004 e 2013, identifica-se: a prevalência de estudos sobre a categoria temática sistemas ensinantes (52); como territórios de eLearning mais focados, o ensino superior (25) e o ensino básico e secundário (18) e menos focado, a formação profissional de activos não-docentes (4). 72% destas teses foram produzidas em três instituições: as Universidades de Aveiro (22) e do Minho (18) e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (8). Na investigação realizada no âmbito deste estudo identificam-se características de processos/contextos de formação profissional por eLearning promotores de sucesso formativo com activos portugueses, utilizando grupos de informantes de conveniência numa metodologia qualitativa de investigação (design de estudo de caso múltiplo). Foram estudados um caso de formação a distância em contexto empresarial e dois casos de formação presencial de docentes em ambiente tecnologicamente enriquecido/eLearning, que foram classificados como casos de sucesso. As conclusões obtidas são específicas para cada caso, no entanto verificou-se que em todos os casos: existiram elevadas taxas de sucesso na formação; foram adoptadas metodologias construtivistas de ensino-aprendizagem; as actividades de aprendizagem autónoma apresentavam níveis de dificuldade diferenciados, foram significativas para os formandos e indutoras de posterior transferência para os contextos profissionais. Nos casos de formação presencial estudados verificou-se também que a actuação do formador, enquanto suporte das actividades autónomas de aprendizagem, foi relevante nos resultados obtidos na formação. O eLearning, nas suas múltiplas abordagens possíveis, contém um potencial imenso na capacidade de promoção de competências durante os percursos de formação, mas também de promoção de competências de aprendizagem autónoma ao longo da vida. Porém, para que este aproveitamento de potencial educativo actual e futuro seja uma realidade, transmutável em benefícios individuais e sociais, é imperioso que o eLearning seja parte efectiva dos contextos de ensino-aprendizagem e que possa ser utilizado com eficácia, quando essa for considerada a melhor opção educacional. Todavia, essa realidade requer que exista um investimento - intencional e imediato - na formação contínua de professores e formadores no activo, que os possa dotar das competências necessárias para eficiente utilização do eLearning, viabilizando a disrupção no ensino-aprendizagem que poderá exponenciar o retorno social do investimento em educação e formação. Requer, em paralelo, que sejam reformulados os referenciais legislativos de acreditação e certificação de qualidade, tanto na formação contínua de docentes como na formação contínua de activos em outros contextos do mercado laboral, para que sejam efectivamente abertos espaços e caminhos conducentes ao aumento da oferta de propostas de formação integradoras de eLearning com qualidade e eficácia educacional.