Browsing by Author "Oliveira, Joana"
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- Educação cívica em S. João da Madeira: análise no âmbito do processo de Agenda 21 LocalPublication . Pinto, Marta; Almeida, Conceição; Oliveira, Joana; Santos, Pedro; Silva, MargaridaA Agenda 21 Local consiste num processo de desenvolvimento participativo, através do qual se procura o consenso entre as autoridades locais e os diversos parceiros da sociedade civil com o objectivo de preparar e implementar um Plano de Acção dirigido às prioridades locais no qual se integre a protecção do ambiente, a prosperidade económica e a equidade social da comunidade. O Concelho de S. João da Madeira está a desenvolver um processo dessa natureza onde a “Cidadania” ou “Educação Cívica” foi identificada pelos participantes no processo como uma das principais questões estratégicas para o futuro. Na presente comunicação descreve-se a metodologia e resultados obtidos no diagnóstico à “Educação Cívica” no Concelho e apresentam-se as conclusões dai retiradas que deram origem a um “Plano de Acção” para esta área a ser implementado até 2006. Discute-se ainda quais os aspectos críticos para a implementação futura das acções propostas.
- As escolas e a agenda 21 local: educação ambiental para um desenvolvimento mais sustentávelPublication . Almeida, Conceição; Pinto, Marta; Santos, Pedro; Quental, Nuno; Oliveira, Joana; Silva, Margarida
- Global schools: integração curricular da ED/ECG no ensino básicoPublication . Neves, Luísa; Esteves, Alexandra; Barbosa, Ana; Madeira, Eliana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Cardoso, Jorge; Coelho, La Salete; Gonçalves, TeresaAs interdependências características do mundo globalizado em que vivemos implicam a necessidade de formação de pessoas que se sintam parte da comunidade planetária e sejam capazes de refletir sobre os problemas que afetam a humanidade e agir no sentido da sustentabilidade e do bem comum. Para isso é crucial promover a Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global (ED/ECG) desde os primeiros anos de escolaridade. No sentido de contribuir para a inserção desta dimensão nos currículos dos 1.º e 2.º CEB, no âmbito do projeto “Global Schools: aprender a (con)viver” foi elaborado um recurso educativo. O objetivo deste artigo é apresentar esse recurso, o seu quadro concetual e o processo colaborativo usado na sua criação. Constituiu-se uma equipa multidisciplinar de especialistas nas áreas de Português (PT), História e Geografia de Portugal (HGP), Ciências Naturais (CN) e Matemática (MAT) e em ED/ECG, com experiência de trabalho com escolas, bem como na formação de professores. Tendo em conta os documentos curriculares de referência para os 1.º e 2.º CEB, analisou-se o Referencial de ED, aprovado em 2016 pelo Ministério da Educação. Aferiram-se subtemas suscetíveis de serem cruzados com conteúdos de diferentes áreas curriculares. Selecionaram-se alguns subtemas e definiram-se conteúdos programáticos que se poderiam articular com os objetivos de ED. Elaboraram-se as propostas didáticas. Para avaliar a sua exequibilidade, discutiram-se essas propostas com professores dos 1.º e 2.º CEB envolvidos em ações de formação sobre ED/ECG. Foram selecionados sete subtemas do Referencial de ED e criadas nove propostas didáticas contemplando as áreas de PT, MAT e Estudo do Meio (EM) no caso do 1.º CEB, e de PT, HGP, MAT e CN no caso do 2.º CEB. As propostas para o 1.º CEB são elaboradas prevendo uma estreita articulação interdisciplinar, enquanto para o 2.º CEB há a possibilidade de uma maior independência das atividades propostas para cada disciplina. As atividades privilegiam o pensamento autónomo, reflexivo e crítico, o confronto entre diferentes perspetivas, a compreensão da interligação local/global e a implicação pessoal e coletiva na transformação social. Procuram respeitar a realidade das salas de aula, a flexibilidade de tempo e de estratégias e a exequibilidade ao nível dos materiais. Espera-se que os professores adaptem e implementem algumas das atividades propostas nas suas práticas educativas, potenciando a integração da ED/ECG no ensino básico.
- Guia da reciclagem orgânica: resíduos orgânicos, compostagem, digestão anaeróbiaPublication . Almeida, Conceição; Oliveira, Joana; Pena, Tânia; Pinto, Marta; Santos, Pedro; Teixeira, Fátima; Xará, Susana; Silva, Margarida
- Um plano de acção participado para o desenvolvimento sustentável de S. João da MadeiraPublication . Santos, Pedro; Almeida, Conceição; Oliveira, Joana; Pinto, Marta; Quental, Nuno; Silva, MargaridaA Agenda 21 Local consiste num processo de desenvolvimento participativo, através do qual se procura o consenso entre as autoridades locais e os diversos parceiros da sociedade civil com o objectivo de preparar e implementar um Plano de Acção dirigido aos problemas e às prioridades locais no qual se integrem a protecção do ambiente, a prosperidade económica e a equidade social da comunidade. Na presente comunicação descreve-se o trabalho desenvolvido na Agenda 21 Local de S. João da Madeira, que culminou com a elaboração de quatro diagnósticos selectivos e planos de acção para os quais a participação pública constitui um contributo determinante, em particular através das reuniões do Fórum Participativo e das metodologias aí empregues. Reflecte-se ainda sobre as principais barreiras existentes ao desenvolvimento deste tipo de estratégias para a sustentabilidade, bem como as principais virtualidades das parcerias e metodologias de promoção da informação e de envolvimento da população associadas.
