Browsing by Author "Nogueira, Maria de Fátima Reimão"
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- O percurso de uma identidade profissional : de um egotismo afetivo à profissionalidade encontradaPublication . Nogueira, Maria de Fátima Reimão; Roldão, Maria do CéuO presente trabalho intitulado, O Percurso de uma Identidade Profissional: De Um Egotismo Afetivo À Profissionalidade Encontrada é um relatório reflexivo, teoricamente fundamentado, do período da carreira profissional que se encontra compreendido entre os anos de 1981 e 2011. Nele se retratam as transformações da Escola do nosso tempo – enquanto instituição e organização, mas também relativas à profissão docente, à pedagogia e às oportunidades de desenvolvimento profissional encontradas e/ou a encontrar – que se constrói com avanços e recuos no quadro sócio-político que as condiciona, bem como a forma como os docentes vão respondendo a estas alterações. A questão-problema que deu mote ao relato de natureza autobiográfica enuncia-se da seguinte forma: Em que medida a ausência de supervisão se repercutiu no percurso profissional e na qualidade do exercício da docência e do desempenho dos cargos desempenhados? O relatório é constituído por três andamentos, encontrados a partir de um símile de natureza musical. No primeiro andamento são esclarecidas questões de carácter afetivo, pedagógico e avaliativo, em torno do período correspondente ao início da carreira em causa, sem ter havido formação inicial que tivesse preparado o sujeito de enunciação para enfrentar a realidade da Escola e da Educação em Portugal. No segundo andamento problematiza-se a respetiva profissionalização e os normativos legais que a suportaram. No terceiro andamento são objeto de retrato os desafios emergentes em nome de uma nova utopia. Isto mesmo devido às alterações constantes de política educativa a que as escolas/professores estiveram e estão sujeita(o)s nos últimos anos a esta parte, nomeadamente ao nível da gestão e autonomia das escolas, da avaliação docente e da alteração curricular. Decorrente deste esforço de autoanálise surge a tomada de consciência da importância da supervisão pedagógica como ação promotora de mudança das práticas letivas, em consequência do desenvolvimento pessoal e profissional.