Browsing by Author "Nobre, Daniela Filipa Rocha"
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- Burnout assessment in nurses from a general emergency servicePublication . Nobre, Daniela Filipa Rocha; Rabiais, Isabel Cristina Mascarenhas; Ribeiro, Patrícia Cruz Pontífice Sousa Valente; Seabra, Paulo Rosário CarvalhoOBJECTIVE: To assess the level of Burnout among nurses in a general emergency department. METHOD: Quantitative, descriptive, correlational and cross-sectional study. 32 nurses from a general adult emergency department answered a questionnaire to evaluate Burnout. (Copenhagen Burnout Inventory). RESULT: It was verified that 59.4% of the nurses presented total Burnout. Work-related burnout was the subscale with the highest average score. It was found that the lower the age and the longer the time working in the institution, the higher the level of Burnout. Longer professional experience was related to lower levels of Burnout. There were also higher scores of Burnout among participants who thought about changing their profession, their institution or their service. CONCLUSION: The prevalence of Burnout is high. Professional Burnout was the most critical subscale. Age and the current work are the subscales that most influence perceived Burnout.
- Relatório de estágioPublication . Nobre, Daniela Filipa Rocha; Rabiais, IsabelA evolução na área da enfermagem tem vindo a verificar-se cada vez mais com o aprofundamento das competências por parte dos seus profissionais, elevando a qualidade na sua prestação de cuidados. O curso de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa é particularmente dirigido para a assistência ao doente em estado crítico. O estágio de enfermagem preconizado nesta especialidade tem como objetivo desenvolver competências para a assistência ao doente adulto e idoso com doença grave com base numa enfermagem avançada. O presente relatório visa a análise descritiva, crítica e reflexiva dos estágios realizados no Serviço de Urgência Geral (módulo I), no Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (módulo III) e na Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios (módulo II) de um hospital em Lisboa. O ponto de partida deste relatório centrou-se no desenvolvimento do projeto de aprendizagem específico para cada estágio, onde foram estabelecidos os objetivos gerais e específicos que se pretendiam alcançar, bem como os indicadores de processo e de resultado. O primeiro capítulo apresenta a atual evidência científica sobre as boas práticas na prevenção da infeção associada à manipulação do cateter venoso central em unidades de hemodiálise, que culminou na elaboração de um protocolo. O segundo capítulo visa a análise crítico-reflexiva realizada ao longo dos estágios com as atividades e as competências desenvolvidas enquanto (futura) enfermeira especialista. Os diversos locais de estágio proporcionaram um potencial de aprendizagem, mobilizando conhecimentos, adquirindo competências, e aperfeiçoando o desempenho de forma sustentada. Foi uma experiência trabalhadora mas gratificante, constituindo acima de tudo um momento de aprendizagem por excelência. Através da descrição do contexto de estágio, do processo de desenvolvimento de competências, e da avaliação global e implicações para a prática profissional, foram alcançados os objetivos estabelecidos pelo próprio, e as competências definidas quer pela escola, quer pela Ordem dos Enfermeiros que vão de encontro às exigidas para um enfermeiro especialista.