Browsing by Author "Nadais, Andrea"
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- Cidadania e desenvolvimento como impulsionadores de uma cultura de autonomia e responsabilidadePublication . Noronha, Celisa; Pereira, Sandra; Nadais, Andrea; Orvalho, LuísaEste artigo pretende dar a conhecer a reconstrução e a operacionalização do desenvolvimento dos domínios de articulação curricular (DAC), organização e funcionamento da componente de Cidadania e Desenvolvimento (CeD), como resposta à necessidade de mudança sentida na Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos e face aos vários documentos curriculares orientadores do Ministério da Educação (ME), nomeadamente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Esta intencionalidade pedagógica parte da articulação entre a Área de Integração e a componente transversal Cidadania e Desenvolvimento, permitindo uma abordagem transversal e transdisciplinar do currículo modular no ensino profissional. Considera-se esta articulação uma estratégia eficaz para a mobilização de competências de uma cidadania plena, ativa e criativa e um contributo para a construção do PA. O objetivo central da investigação-ação-colaborativa (I-A-C), iniciada no ano letivo em curso, 2018/19, nas seis turmas do 1.º ano dos cursos profissionais, foi provocar a mudança de paradigma no processo de ensino e aprendizagem, tornando a escola uma organização aprendente capaz de preparar os seus alunos para as múltiplas exigências da sociedade contemporânea, centrada no desenvolvimento de pessoas e de trabalhadores qualificados para estarem à altura dos desafios do futuro. Os instrumentos utilizados para a conceção de práticas educativas, potenciadoras de uma educação para o desenvolvimento, foram a interação e articulação horizontal/transversal dos diferentes saberes de todas as componentes do currículo, o trabalho por equipas pedagógicas, a criação de ambientes e dinâmicas de escola baseados na partilha de experiências inovadoras. A operacionalização deste referencial curricular, assenta na construção de estratégias de ensino ativas e diferenciadas, na implementação de ambientes estruturados por situações problema e projetos, numa avaliação essencialmente formativa que torna o aluno autorregulador do seu percurso escolar e projeto de vida e, o professor, o facilitador de aprendizagens social e culturalmente significativas. O desenvolvimento e a avaliação sistemática, sustentados por indicadores e instrumentos de recolha de evidências, permitem a monitorização ongoing do processo, dos resultados e dos impactos e, fazer os devidos ajustamentos na e para a ação.