Browsing by Author "Muzzi, Luciana Moreira Caldas"
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- Formação docente : relação teoria e práticaPublication . Muzzi, Luciana Moreira Caldas; Estêvão, Carlos Alberto VilarA formação docente é uma temática que desperta muito interesse e questionamentos no universo acadêmico, levando os profissionais em formação a refletirem sobre os possíveis impactos desse nivelamento entre conteúdo teórico e vivências práticas durante o período de graduação, na qualidade da vida profissional, deste que aposta anos em busca de conhecimentos e construção de práticas que o levem a ter espaço no mercado de trabalho. Sabemos que existem múltiplos desafios que norteiam a educação, no que diz respeito à Formação Docente e o objetivo central desta pesquisa consiste em compreender a relação teoria e prática neste processo formativo. Nesta perspectiva, verificar se na IES de estudo, existem ações institucionalizadas de formações continuadas para os docentes, se existem estímulos à práticas e metodologias inovadoras, que gerem engajamento e um nível de aprendizagem durante o processo formativo dos alunos de Pedagogia da Instituição que impacte positivamente no nível de segurança em relação a prática destes formandos. Para isso, buscamos conhecer as percepções dos docentes, discentes e coordenadores do curso de Pedagogia da Faculdade Laboro para melhor compreensão das hipóteses levantadas na pesquisa: O processo de formação do curso de pedagogia da IES possui a carga horária para teoria e prática de forma equilibrada; Os alunos do curso de Pedagogia saem da graduação seguros para associarem o conhecimento teórico com a prática docente; A formação docente e a relação entre teoria e prática contempla metodologias inovadoras e contextualizadas enriquecendo a prática profissional. A pesquisa revelou que institucionalmente a Faculdade Laboro vem buscando atender com qualidade o público em formação, uma vez que investe em contratação e formação continuada desses profissionais qualificados, estimulando o ambiente para práticas inovadoras, engajadoras e atrativas, com objetivo de proporcionar um processo ensino aprendizagem que gere maior segurança para os discentes em formação e dentro do que as Diretrizes Curriculares Nacionais destinam como horas para as práticas no curso de pedagogia, a IES estimula a qualidade nas abordagens, para que possam explorar ao máximo a prática em sala de aula, não ficando apenas oportunidades nos estágios. Ainda foi identificado que mesmo diante de todo esse incentivo e movimento da IES, visando atender as necessidades dos discentes, docentes e do próprio mercado profissional em que atua, ainda há espaço para o desenvolvimento de aplicabilidade de políticas e ações institucionalizadas, que levem a um cenário formativo onde os discentes sintam mais segurança em relação ao exercício da profissão. Foi evidenciado a necessidade de ações didáticas que gere mais qualidade no processo formativo dos discentes na perspetiva de visão e instrumentalização em relação às reais necessidades de uma sala de aula, para que o gap de horas práticas, na perceção deles, não seja sentido em relação à qualidade da formação. Apesar de oportunidades de melhorias no que diz respeito à qualidade das aulas e metodologias, em gerar um ambiente com mais práticas, e gerar uma maior segurança nos alunos em formação em relação aos desafios atuais do exercício da prática docente, a IES vem trabalhando para ser referência em formação de profissionais da área de educação.