Browsing by Author "Moreira, Maria Fernanda Palhares Leite"
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- O trabalho colaborativo como agente transformador das práticas educativas em contexto de sala de aula : o caso do Piloto PAFCPublication . Moreira, Maria Fernanda Palhares Leite; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaEste estudo surge na sequência da implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), um projeto desenvolvido em regime de experiência pedagógica, cuja direção do Agrupamento de Escolas de Pinheiro manifestou interesse e decidiu implementar no ano letivo 2017/2018. A dinâmica organizativa deste projeto prevê alterações ao nível do modelo escolar tradicional e assenta numa forte vertente colaborativa entre professores. Sabendo que o trabalho colaborativo tem vindo a assumir um papel central no desenvolvimento das culturas profissionais dos professores, pretende-se estudar se a implementação do Piloto Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular alterou dinâmicas de trabalho entre os professores envolvidos, em que sentido se operaram, como se refletiram no trabalho docente e verificar como é que, na perspetiva dos professores, o envolvimento nesse trabalho colaborativo contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro teórico de referência centra-se numa revisão da literatura sobre o trabalho colaborativo, o desenvolvimento profissional, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e as culturas profissionais. O desenvolvimento do estudo assentará num paradigma de investigação essencialmente qualitativo, pois centra-se na descrição, interpretação e análise de aspetos da prática profissional dos professores envolvidos no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular/Autonomia e Flexibilidade Curricular, nos anos letivos 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021. Para a sua concretização, selecionaram-se como técnicas de recolha de dados a pesquisa arquivística, a entrevista (individuais e utilizando a técnica de Grupo Focal - Focus Group) e a observação livre. Tendo como ponto de partida os dados obtidos e analisados, parece-nos ser possível afirmar que o Piloto PAFC colocou os professores do AEP num ambiente imersivo de trabalho colaborativo. De um modo geral, tanto a Diretora como os professores afirmam que se registaram mudanças no modo de trabalhar dos professores, entre pares e com os alunos, com efeitos notórios no desenvolvimento profissional dos professores. Há, contudo, a necessidade de afirmar e continuar o trabalho colaborativo, porque há atos, mas não é um hábito capaz de se transformar num trabalho colaborativo do tipo profissional.